Boas Práticas
A ADENE tendo como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia, do uso eficiente da água e da eficiência energética na mobilidade, não poderia deixar de ter a responsabilidade de influenciar o comportamento na gestão de recursos, nomeadamente na área da eficiência energética e hídrica junto dos consumidores.
No caso da energia, é natural que à medida que uma sociedade se torna mais desenvolvida, aumentem as suas necessidades de conforto e o consumo de energia. Mas não tem de ser assim. É possível fazer uma utilização responsável, ou seja, consumir menos energia em cada produto ou serviço que utilizamos, sem alterar o nosso estilo de vida ou sem abdicar do nosso conforto.
A isto chama-se eficiência energética e não é um conceito difícil de perceber nem de praticar, mas implica tomar medidas.
Quer um exemplo? Apagar a luz ao sair de uma divisão é um bom princípio. Além do tema do comportamento só conseguimos ser energeticamente eficientes se recorrermos a tecnologias e processos que permitam evitar o desperdício em todas as fases.
“A eficiência energética é a otimização que realizamos no consumo de energia”.
Assim, desde o momento em que a energia que existe na natureza se transforma em calor, frio, ou luz, é preciso atuar para evitar perdas com base numa otimização dos sistemas. O mesmo acontece em relação ao consumo. O desperdício de energia que ocorre nesta fase implica adotar medidas que permitem uma melhor utilização da energia, tanto no sector doméstico, como nos sectores de serviços e indústria.
O termo “Utilização Racional da Energia” (URE), associado ao conceito de Eficiência Energética, quer dizer isso mesmo e contamos com a energia de todos para o pôr em prática.
No caso da eficiência hídrica, ainda que a importância da água seja hoje mais sentida por todos, há ainda desperdícios na utilização da água, incluindo no nosso dia-a-dia.
Só nos edifícios é estimado um potencial de poupança da água de, pelo menos, 30%!
Em alguns casos, a opção por produtos e sistemas de utilização de água mais eficiente, em comparação com sistemas convencionais, permite economias de 45% do consumo de água.
Também a poupança da energia usada para aquecer essa água conduz a economias combinadas de água e energia nos edifícios, que podem atingir os 50%.
Estas economias, e as medidas que podemos pôr em prática para as conseguir, contribuem para:
- Reduzir o uso da água, aumentando a sua disponibilidade em períodos de escassez
- Manter ou melhorar o conforto no uso da água nos edifícios
- Poupar nas faturas de água e energia todos os meses.
Vamos, por isso, integrar o uso eficiente da água na nossa vida, vamos tornar o uso racional e consciente da água num gesto diário!
eXperimente!
COMO?
Visite o Portal Aqua eXperience, a fonte de água do futuro!
Tenha em mente que a energia do futuro é movida pelas ações que todos os dias realizamos.
O nosso papel é ajudá-lo a adotar um conjunto de boas práticas que vão contribuir para melhorar o desempenho energético e as condições de conforto da sua casa.
Passo a passo, ponha a poupança a funcionar através dos vários programas de educação comportamental.
Medidas PPEC 2017-2018
A ADENE – Agência para a Energia, está a implementar três medidas de promoção da eficiência no consumo de energia elétrica ao abrigo do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC 2017-2018), promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Tratam-se de projetos que se enquadram na tipologia de medidas intangíveis, com vista à adoção de hábitos de consumo mais eficientes, destinadas a três públicos-alvo distintos:
Gestor de Energia Elétrica na Indústria (ADENE_I1)
A medida “Gestor de Energia Elétrica na Indústria (ADENE_I1)”, destina-se a Técnicos do Setor Industrial e pretende reforçar a capacidade empresarial para uma atuação eficaz na identificação de oportunidades de otimização da eficiência energética da empresa e respetivos custos de exploração, através da capacitação, em formato b-learning, dos seus quadros técnicos.
Ligar – Eficiência Energética para Todos! (ADENE_I2)
“Ligar – Eficiência Energética para Todos! (ADENE_I2)” é o mote para consciencializar os consumidores economicamente mais vulneráveis para a importância da eficiência energética. Dotar estas pessoas com a informação para tomar decisões que se reflitam na redução da sua fatura energética, será o objetivo.
url: ligar.adene.pt
- é + A Tua Equação da Energia! II (ADENE_I3)
O que é a Eficiência Energética? Quais são os comportamentos que devo ter para poupar energia? “-é+ A Tua Equação da Energia! II (ADENE_I3)” irá responder a estas e outras perguntas, em particular por parte dos jovens estudantes e pela Comunidade Escolar.
Através de uma forma lúdica, mas responsável, esta medida procurará desenvolver, não só conhecimentos sobre eficiência energética, mas também espírito cívico e competências transversais dos jovens estudantes.
url: equacaodaenergia.pt
PPEC 2017-2018
O Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC) apoia financeiramente medidas que visam melhorar a eficiência no consumo de energia elétrica, através de ações empreendidas por promotores elegíveis. Na sua 6ª edição (PPEC 2017-2018) foram aprovadas 75 medidas de 33 promotores. Na página da ERSE encontra informação sobre todas as medidas em implementação.