Portugal Energia

Portugal Energia

A ADENE tem como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia, do uso eficiente da água e da eficiência energética na mobilidade. Tem assim, como principal objetivo o desenvolvimento de iniciativas em benefício de todos os consumidores de energia, como é o caso do Centro de Informação para a Energia “Cinergia”, o Observatório de Energia e a Plataforma “Poupa Energia”, iniciativas que integram a medida “Portugal Energia”, que a ADENE coordenará. Estas medidas estão incluídas no programa Simplex+ 2017 nomeadamente através da sua medida #201.

O “Portugal Energia” é uma plataforma que:

  • Dá a conhecer ao público em geral, em particular aos cidadãos e a todos os consumidores de energia, uma visão integrada de todo o setor, contribuindo para a literacia energética da sociedade civil;
  • Coloca à disposição do público em geral, dos decisores políticos e dos investigadores, um instrumento de avaliação de políticas, de divulgação de informação e de promoção do conhecimento científico, em parceria com instituições universitárias e de investigação, assegurando a transparência, o rigor e a informação atualizada dos temas do setor da energia;
  • Comunica com o consumidor de energia, para que este tenha acesso a informação sobre os mercados liberalizados de eletricidade e de gás natural e assim poder proceder de uma forma esclarecida à mudança de comercializador.

Poupa Energia

A escolha informada

A plataforma “Poupa Energia” – OLMC Operador Logístico de Mudança de Comercializador de Energia é uma plataforma digital dirigida ao consumidor de energia onde é facultado o acesso a informação disponível sobre ofertas de comercialização de eletricidade e de gás natural no mercado liberalizado, permitindo assim ao consumidor proceder de uma forma esclarecida á mudança de comercializador.

Visando servir um universo de 6.1 milhões de consumidores de eletricidade e 1.5 milhões de consumidores de gás natural, o portal “Poupa Energia”  disponibiliza ainda informação relevante sobre eficiência energética na forma de dicas e artigos, possibilitando a pesquisa de perguntas frequentes e informação sobre a Tarifa Social.

Esta ferramenta pretende ajudar o consumidor, através de uma ou mais simulações, e verificar com maior exatidão o seu perfil de consumo determinando de uma forma rápida, esclarecida e transparente os tarifários e respetivos comercializadores mais adequados, bem como iniciar de imediato o processo de mudança de comercializador.

Em poupaenergia.pt para além dos consumidores domésticos também as pequenas e médias empresas abastecidas em BTN (Baixa Tensão Normal) podem escolher o tarifário que melhor se adequa à sua situação e proceder ao pedido de mudança de comercializador.

Visite poupaenergia.pt e saiba como mudar de comercializador em 6 passos.

A Energia da Informação

Observatório da Energia

A plataforma “Observatório da Energia” é uma plataforma digital dirigida a um público mais especializado associado ao setor da Energia, como investigadores, agentes do setor, administração pública, empresas públicas e privadas, estudantes e docentes, mas também a decisores políticos, órgãos de comunicação social e público em geral.

Reconhecendo a importância da informação e do acesso à informação, em particular no setor da Energia, e da necessidade de colocar à disposição de todos uma plataforma que, numa lógica de transparência e rigor, agregue e disponibilize dados, estatísticas e indicadores energéticos e possibilite e promova a avaliação das políticas públicas, desenvolveu-se o portal do Observatório da Energia.

A plataforma do Observatório tem em vista a promoção de uma maior transparência, maior concorrência e maior disseminação do conhecimento para a área da energia, contribuindo em especial para uma maior literacia energética, e também para uma mudança de comportamentos e o uso eficiente dos recursos energéticos.

O Observatório da Energia tem dois grandes objetivos: tornar-se o ponto de acesso de referência à informação mais relevante sobre o setor da energia em Portugal e constituir-se como um fórum de pensamento e criação de conhecimento do setor da Energia com vista a decisões mais sustentadas.

Visite observatoriodaenergia.pt e saiba mais sobre energia.

Literacia em Energia

Centro de Informação par a Energia

O “Cinergia – Centro de Informação para a Energia” visa dar a conhecer a todos os cidadãos consumidores de energia, uma visão integrada do setor energético desde a produção, passando pelo transporte, armazenamento e consumo, contribuindo para uma melhor literacia energética da sociedade civil.

Close Menu