ADENE

Eficiência Hídrica

A água é um recurso escasso e indispensável. Um uso mais eficiente da água, na medida do necessário e sem desperdícios, requer que edifícios e equipamentos sejam promotores de maior eficiência hídrica, e empresas, profissionais e cidadãos estejam mais capacitados para a sua utilização eficiente. A eficiência hídrica gera novas oportunidades, como novos serviços de valor acrescentado, empresas, empregos e profissionais qualificados, sendo fundamental para o país. 

Nesta área, a ADENE trabalha em parceria com entidades públicas e outras organizações, tirando partido da aprendizagem na área da eficiência energética e da aplicação bem-sucedida de novos modelos de gestão na energia, que podem constituir exemplos para a implementação de medidas na área da eficiência hídrica.

Pretende-se também introduzir novas abordagens, em particular, no nexus água-energia, cujos ganhos combinados de eficiência hídrica e energética permitem aumentar as poupanças e ter um impacto positivo no país, em todos os setores.

Nos Edifícios:

Nos edifícios estima-se um potencial de eficiência hídrica de 30% a 50%. A introdução de soluções de eficiência hídrica pode gerar uma economia combinada, em água e energia nos edifícios, na ordem dos 800 Milhões de euros por ano só no setor doméstico, equivalente a uma poupança superior a 51% da fatura da água das famílias.

AQUA+

O AQUA+ é um instrumento voluntário de avaliação e classificação da eficiência hídrica de edifícios para promover o uso eficiente da água, criado pela ADENE em colaboração com o sistema científico e tecnológico nacional e múltiplas entidades dos setores da água, energia e edifícios. Classifica o desempenho hídrico dos edifícios e orienta para a introdução de boas práticas em edifícios novos (desde a fase de projeto) e existentes (em uso ou reabilitação), potenciando a opção por equipamentos e soluções que permitam um uso mais eficiente da água.

 

O AQUA+ está disponível para imóveis residenciais (AQUA+ Residencial) e edifícios e frações de comércio e serviços (AQUA+ Comércio & Serviços), nomeadamente, empreendimentos turísticos e alojamento local e edifícios de escritórios.

Fique a par dos novos Cursos para Auditores e Consultores AQUA+ no site da Academia ADENE

Simples, ágil e voluntário, o AQUA+ surge para classificar o uso eficiente da água nos edifícios. Saiba mais em www.aquamais.pt.

B-Water Smart

Este novo projeto Horizonte 2020 visa promover a transformação das cidades costeiras da Europa para uma gestão inteligente da água, com a criação de novos modelos de mercado, de economia circular e gestão de dados para múltiplos utilizadores e setores. Para tal, desenvolverá metodologias, ferramentas e processos para melhorar a eficiência hídrica e a relação água-energia, com o objetivo de tornar as cidades cada vez mais preparadas para a escassez de água e os desafios das alterações climáticas. A ADENE participa neste consórcio que, em Portugal, tem como foco central a demonstração de soluções na cidade de Lisboa.

Saiba mais em B-WaterSmart

Na Administração Pública

Barómetro Eco.AP 2.0

A monitorização de consumos de água nos edifícios da Administração Pública (AP), a par com a monitorização energética já proporcionada pelo Barómetro ECO.AP, bem como a promoção da eficiência hídrica e nexus água-energia, são fundamentais para os objetivos de eficiência de recursos no setor público.

A ADENE, em conjunto com outras entidades parceiras, participou no Projeto Piloto do Programa de Eficiência Hídrica na AP, promovido pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, estando a desenvolver, em parceria com entidades do setor da água e da AP, a Medida Simplex #37 Barómetro Eco.AP 2.0, para o registo e monitorização de consumos de água.

Outros dois projetos que visam contribuir para metodologias integradas de monitorização e promoção da eficiência energética e hídrica na AP, com o envolvimento da ADENE, são o COLEOPTER e o HOSPITAL SUDOE 4.0, dois projetos de inovação europeus co-financiados pelo programa Interreg Sudoe, que incluem o recurso a ferramentas BIM (Building Information Modeling) e a monitorização em tempo real através de tecnologias 4.0.

Nexus Água-Energia no setor das Águas

A forma como o setor das águas utiliza energia e onde e como ocorrem os principais desperdícios é uma avaliação necessária para a melhoria da eficiência de recursos de um setor fundamental para a transição energética e hídrica. Neste sentido, a ADENE tem desenvolvido:

  • Módulos de formação integrados em cursos de formação de eficiência energética e de energia solar térmica no setor promovidos pelas Águas de Portugal (AdP), a EPAL e a Academia Águas Livres da EPAL;
  • Módulos e cursos de formação sobre eficiência energética e hídrica no setor das águas com outras entidades de âmbito nacional, como o ProAguas organizado pelo LIS-WATER, e de âmbito internacional.

Para além destas iniciativas, a ADENE colabora com entidades públicas e privadas em projetos e medidas de promoção da eficiência hídrica e no nexus água-energia. Contacte-nos pelo email geral@adene.pt