Economia Circular
Enquanto sociedade, durante muitos e longos anos, estivemos imbuídos do conceito de utilização e fim de vida de um produto. Usar e deitar fora. O descartável. Até ao momento em que fomos confrontados com a certeza de que os recursos naturais são limitados. Que se podem acabar.
Passamos a viver a crédito no planeta Terra, pois consumimos para lá da capacidade de regeneração dos ecossistemas.
Com esse alerta, surge uma das soluções. A economia circular. A redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais, água e energia, em fluxos circulares.
A economia circular possibilita que o ciclo dos produtos seja alargado. Visa a minimização da afetação dos recursos naturais e redução do desperdício ou dos resíduos ao mínimo.
Os materiais e outros recursos são mantidos dentro da economia sempre que possível, podendo ser utilizados uma e outra vez, o que permite assim criar mais valor.
Vivemos uma mudança de paradigma, da economia linear caminhamos para uma economia circular.
A economia circular pode ser posta em prática por todos nós através dos seus 10 Rs e que aos serem aplicados fazem a diferença.
Recusar
Recuse mais. Assim usaremos menos recursos naturais e haverá menos desperdício e menos poluição.
Repensar
Tem de ir tão longe ou pode ir para mais perto? Dá para ir a pé...? Dá para ir de transporte públicos? Dá para partilhar a viatura?
Repensar é fundamental - fazer escolhas mais racionais, mais eficientes, mais inteligentes.
Reduzir
Consuma menos. Utilize de forma eficiente os recursos – água, energia e materiais- e compre somente aquilo que realmente necessita.
Reutilizar
Utilize bens que já passaram por outras mãos. Faça circular os objetos que possam continuar a servir o propósito para o qual foram criados.
Reparar
Recupere objetos. Mantê-los dentro do circuito diminui a acumulação de detritos e evita a aquisição de novos materiais.
Recondicionar
Restaure e atualize. Evite o recurso a novos produtos, impelindo os mercados a maior sustentabilidade.
Remanufaturar
Otimize o ciclo de vida do produto. O setor industrial e os processos produtivos são o início da cadeia da circularidade dos produtos e sua viabilidade.
Redirecionar
Realocar
A partir de materiais de um produto obsoleto, faça um novo. Dê uma nova vida aos componentes e reduza a utilização de recursos.
Reciclar
Recicle- Separe os seus resíduos e conduza-os a reciclagem.
Recuperar
Aproveite os biorresíduos. Podem ser recuperados para produzir energia ou produção de composto para enriquecimento dos solos.
Classificação em Economia Circular
Maior eficiência da utilização dos recursos naturais. É possível. Possível e indispensável.
A ADENE, enquanto Agência para a Energia, não podia ficar indiferente e quis impulsionar este conceito. Nesse sentido está a desenvolver um sistema de classificação em economia circular. Um motor para que as organizações dinamizem ações e obtenham resultados práticos e evolutivos ao nível da preservação ambiental.
Esta classificação dispõe de um modelo abrangente que procuramos que seja aplicável a múltiplos setores da sociedade. Permitirá uma avaliação do desempenho da circularidade das empresas e outras entidades, por auditores, e a emissão de um certificado com a respetiva classificação de F (a pior) a A+ (a melhor).
Em breve irá saber mais sobre a classificação em economia circular da ADENE. Estamos em testes da fase piloto com o intuito de averiguarmos a aplicabilidade e versatilidade do modelo.