Economia Circular
Enquanto sociedade, durante muitos e longos anos, estivemos imbuídos do conceito de utilização e fim de vida de um produto. Usar e deitar fora. O descartável. Até ao momento em que fomos confrontados com a certeza de que os recursos naturais são limitados. Que se podem acabar.
Passamos a viver a crédito no planeta Terra, pois consumimos para lá da capacidade de regeneração dos ecossistemas.
Com esse alerta, surge uma das soluções. A economia circular. A redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais, água e energia, em fluxos circulares.
A economia circular possibilita que o ciclo dos produtos seja alargado. Visa a minimização da afetação dos recursos naturais e redução do desperdício ou dos resíduos ao mínimo.
Os materiais e outros recursos são mantidos dentro da economia sempre que possível, podendo ser utilizados uma e outra vez, o que permite assim criar mais valor.
Vivemos uma mudança de paradigma, da economia linear caminhamos para uma economia circular.
O eCIRCULAR é um sistema que permite que as organizações dinamizem ações e obtenham resultados práticos e evolutivos ao nível da economia circular. Trata-se de um modelo abrangente, aplicável a múltiplos setores da Sociedade. Permite uma avaliação do desempenho da circularidade das empresas e outras entidades, por profissionais qualificados pela ADENE.
O resultado é uma classificação de A+ (a melhor) a F (a pior), a valorização de boas práticas já implementadas e a indicação de possíveis melhorias.
O eCircular permite medir o desempenho e orientar as organizações para a melhoria das práticas de gestão em economia circular.
eCIRCULAR, para um futuro mais sustentável.