A ADENE é o centro de excelência para a transição energética

A ADENE – Agência para a Energia é a agência nacional de energia, associação de direito privado, sem fins lucrativos e de utilidade pública, que tem como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia, do uso eficiente da água e da eficiência energética na mobilidade.

São atribuições da ADENE:

  • Desde 2015, a ADENE aposta numa abordagem mais ampla para a eficiência de recursos, economia circular e o nexus água-energia, alargando a sua missão à área da eficiência hídrica, baseada na sua experiência na área da eficiência energética, alcançando assim todos os stakeholders e utilizadores da água, com especial enfoque nas cidades e edifícios.
  • Gerir a Academia ADENE, que promove a formação especializada na certificação energética de edifícios e o reforço das competências técnicas nas áreas da energia e eficiência hídrica, sendo a única estrutura nacional de serviços de formação com uma certificação profissional da CERTIF – Associação para a Certificação.
  • Fomentar a investigação, o desenvolvimento, a inovação colaborativa e a transferência de tecnologia nas áreas da eficiência energética e eficiência hídrica, promovendo a formação de parcerias entre a ADENE e as instituições de I&D do sistema científico nacional, as empresas e as congéneres internacionais.

  • Desenvolver ações inerentes à sensibilização e informação por forma aumentar a notoriedade das questões da energia, eficiência hídrica e dimensão ambiental a elas associada, junto do público em geral e empresas, contribuindo para a literacia energética da sociedade civil.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

A ADENE tem como missão a promoção do uso eficiente da energia e da água, por todos e todos os dias, contribuindo para uma sociedade mais sustentável.

A ADENE ambiciona ser o centro de excelência da transição energética, mobilizador de cidadãos e instituições, tendo me vista uma economia mais competitiva, sustentável e de baixo carbono.

Toda a atuação da ADENE assenta em quatro valores fundamentais:

Confiança

A nossa conduta é ética e transparente. Somos orientados pela integridade e respeitamos a diversidade

Trabalho de Equipa

Com os nossos parceiros, clientes e consumidores contribuiremos para uma sociedade de baixo carbono mais sustentável

Energia

Agimos com paixão e responsabilidade pelo serviço publico e pela proteção do nosso planeta. Estamos comprometidos com um crescimento sustentável de uma economia mais eficiente no uso da energia e da água

Excelência

Como entidade de referência nas áreas em que atuamos, somos focados na inovação para resolver desafios globais na área da transição energética. Acreditamos na sociedade de baixo carbono do futuro, onde as nossas competências e conhecimentos nos permitem competir para progredir

formula excelência

Iniciativas que visam beneficiar todos os consumidores de energia

A plataforma “Poupa Energia” – OLMC Operador Logístico de Mudança de Comercializador de Energia, que permitirá aos consumidores aceder de forma fácil, transparente e personalizada à informação sobre a oferta disponível nos mercados liberalizados de eletricidade e de gás natural com vista a poderem fazer a sua escolha de forma simples e informada, assegurando os processos de transição entre comercializadores.

Em desenvolvimento

O “Cinergia – Centro de Informação para a Energia” que visa dar a conhecer a todos os cidadãos consumidores de energia, uma visão integrada do setor energético desde a produção, passando pelo transporte, armazenamento e consumo, contribuindo para uma melhor literacia energética da sociedade civil.

O “Observatório da Energia” que visa recolher, tratar e disponibilizar informação, nomeadamente indicadores e dados estatísticos, que possibilite a avaliação das políticas públicas do setor da energia. O Observatório divulgará regularmente informação com o objetivo de promover uma discussão informada e alargada na sociedade.

Especializações

  • Sistema de Certificação de Edifícios (SCE)
  • Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos (CLASSE+)
  • Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia (SGCIE)
  • Sistema de Etiquetagem Energética de Frotas (SEEF)
  • Programa de Eficiência na Administração Pública (ECO.AP)
  • Academia ADENE
  • Eficiência Hídrica

Conselho de Administração

Assembleia Geral

  • Artur Lami, Presidente
  • Manuel Valença, 1º secretário
  • António Vilarinho, 2º Secretário

Conselho Fiscal

  • Vítor Almeida, Presidente
  • Ângelo Neves, Vogal

Organograma

No seguimento da publicação do Decreto- Lei n.º 38/2017, de 31 de março, a ADENE atualizou os seus Estatutos, tendo estes sido aprovados em Assembleia Geral em 17.10.2017. A atividade e os Estatutos da ADENE obedecem ainda ao disposto no Decreto-Lei n.º 223/2000, de 9 de setembro, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 47/2015, de 9 de abril.

Os avisos publicitados para apresentação de candidaturas com vista à implementação e/ou desenvolvimento de projetos com a ADENE, nas modalidades de colaboração, parceria, consórcio interno/externo ou outras similares podem ser consultados aqui.

Pode consultar a certidão permanente de registos da ADENE, em www.portaldocidadao.pt, através do código de acesso 2602-5786-1567.
Práticas de Bom Governo em conformidade com o Artigo 24º-D do Decreto-Lei 223/2000, de 9 de setembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 47/2015, de 9 de abril.

A Celer – Cooperativa Electrificação de Rebordosa, CRL  (1 voto)
http://www.aceler.pt/

Agência Portuguesa do Ambiente  (60 votos)
www.apambiente.pt

AMP – Área Metropolitana do Porto  (1 voto)
www.amp.pt

CBE – Centro da Biomassa para a Energia  (5 votos)
www.centrodabiomassa.pt

CCDRN – Centro de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte  (2 votos)
www.ccdr-n.pt

CEPSA Portuguesa Petróleos, S.A.  (1 voto)
pt.cepsa.com

Cooperativa Eléctrica de Loureiro, C.R.L.  (1 voto)
www.celoureiro.com

CEVE – Cooperativa Eléctrica de Vale D’Este  (1 voto)
http://www.ceve.pt/

Cooperativa Eléctrica S. Simão de Novais, C.R.L.  (1 voto)
www.cessn.pt

Cooperativa Electrificação A Lord, C.R.L.  (1 voto)
www.alord.pt

DGAE – Direção Geral das Atividades Económicas  (60 votos)
www.dgae.min-economia.pt

DGEG – Direção Geral de Energia e Geologia  (129 votos)
www.dgeg.pt

EDP – Energias de Portugal, SA.  (50 votos)
www.edp.pt

Elergone Energia Lda.  (1 voto)
elergone.pt

ELUSA, Comercialização de Energia, Lda.  (1 voto)
www.elusa.pt

ENDESA Energia, S.A.  (1 voto)
https://www.escolhaendesa.pt/

FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  (1 voto)
www.fe.up.pt

GALP ENERGIA, SA.  (49 votos)
www.galpenergia.com

Iberdrola Clientes Portugal, Unipessoal, Lda.  (1 voto)
https://www.iberdrola.pt/

ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade  (2 votos)
www.isq.pt

ITeCons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção  (1 voto)
www.itecons.uc.pt

LNEC –  Laboratório Nacional de Engenharia Civil  (13 votos)
www.lnec.pt

LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia  (127 votos)
www.lneg.pt

LUSÍADAENERGIA, S.A.  (1 voto)
www.luzigas.pt

Sonorgás – Sociedade de Gás do Norte, S.A. (1 voto)
www.sonorgas.pt

Tagusgás – Empresa de Gás do Vale do Tejo, S.A.  (1 voto)
www.tagusgas.pt

ADENE participa em redes de agências nacionais de energia e colabora com as agências regionais e municipais de energia portuguesas. O MEDENER é a Associação das Agências Nacionais de Energia do Mediterrâneo. Reúne 14 organizações da bacia do Mediterrâneo responsáveis pela promoção da eficiência energética e energias renováveis, dois elementos fundamentais para o sucesso da transição energética.

A Rede Europeia de Energia (EnR) é uma rede voluntária de agências nacionais de energia da Europa que visa promover as energias sustentáveis e disseminar boas práticas. Reunindo 25 agências da UE e fora dela, a rede incentiva a cooperação entre os membros e os principais atores europeus em assuntos relativos à eficiência energética e energias renováveis.

Com qualquer uma das agências regionais e municipais de energia portuguesas e com a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente – Rede Nacional, são dinamizadas e realizadas iniciativas e atividades de interesse comum. A ADENE é associado da AdEPorto, AGENEAL, AMESEIXAL, AREA Alto Minho, ARECBA, ENERAREA, ENERDURA, ENERGAIA, Lisboa E-Nova e S.ENERGIA.

Close Menu