A ADENE é o agente mobilizador para a transição energética

A ADENE – Agência para a Energia é a agência nacional de energia, associação de direito privado, sem fins lucrativos e de utilidade pública, que tem como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia, do uso eficiente da água e da eficiência energética na mobilidade.

São atribuições da ADENE:

  • Desde 2015, a ADENE aposta numa abordagem mais ampla para a eficiência de recursos, economia circular e o nexus água-energia, alargando a sua missão à área da eficiência hídrica, baseada na sua experiência na área da eficiência energética, alcançando assim todos os stakeholders e utilizadores da água, com especial enfoque nas cidades e edifícios.
  • Gerir a Academia ADENE, que promove formação especializada na certificação energética de edifícios e reforço de competências nos domínios da eficiência energética, das energias renováveis, da eficiência hídrica e da mobilidade eficiente.
  • Fomentar o desenvolvimento, a inovação colaborativa e a transferência de tecnologia nas áreas da eficiência energética e eficiência hídrica, promovendo a formação de parcerias entre a ADENE e as instituições de I&D do sistema científico nacional, as empresas e as congéneres internacionais.

  • Desenvolver ações inerentes à sensibilização e informação por forma aumentar a notoriedade das questões da energia, eficiência hídrica e dimensão ambiental a elas associada, junto do público em geral e empresas, contribuindo para a literacia energética da sociedade civil.

MISSÃO E VISÃO

A ADENE tem como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia e seus interfaces com outras políticas setoriais, em articulação com as demais entidades com atribuições neste domínio, incluindo a eficiência energética na mobilidade e eficiência hídrica.

A ADENE é uma instituição agregadora que mobiliza e dinamiza a aplicação da política pública, parceira de excelência do sector empresarial e associativo, próxima do cidadão, contribuindo para reforçar o posicionamento de Portugal na linha da frente da descarbonização e da transição energética.

Iniciativas que visam beneficiar todos os consumidores de energia

A plataforma “Poupa Energia” – OLMC Operador Logístico de Mudança de Comercializador de Energia, que permitirá aos consumidores aceder de forma fácil, transparente e personalizada à informação sobre a oferta disponível nos mercados liberalizados de eletricidade e de gás natural com vista a poderem fazer a sua escolha de forma simples e informada, assegurando os processos de transição entre comercializadores.

O “Cinergia – Centro de Informação para a Energia” visa dar a conhecer a todos os cidadãos consumidores de energia, uma visão integrada do setor energético desde a produção, passando pelo transporte, armazenamento e consumo, contribuindo para uma melhor literacia energética da sociedade civil.

O “Observatório da Energia” que visa recolher, tratar e disponibilizar informação, nomeadamente indicadores e dados estatísticos, que possibilite a avaliação das políticas públicas do setor da energia. O Observatório divulga regularmente informação com o objetivo de promover uma discussão informada e alargada na sociedade.

Práticas de Bom Governo em conformidade com o Artigo 24º-D do Decreto-Lei 223/2000, de 9 de setembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 47/2015, de 9 de abril.

Mesa da Assembleia Geral

  • Presidente: Artur Reis Lami
  • Primeiro Secretário: Manuel Allen Valença
  • Segundo Secretário: João Simão Pires


Conselho Fiscal

  • Presidente: José Gonçalves Roberto
  • Vogal: Filipe Campos Silva
  • Vogal: a indicar pela Direção Geral do Tesouro e Finanças


Conselho de Administração

  • Presidente: Nelson Lage
  • Vice-Presidente: Susana Corvelo
  • Vice-Presidente: Ana Fortuna Andrade
  • Vogal não-executivo: Teresa Ponce de Leão
  • Vogal não-executivo: João Correia Bernardo

No seguimento da publicação do Decreto- Lei n.º 38/2017, de 31 de março, a ADENE atualizou os seus Estatutos, tendo estes sido aprovados em Assembleia Geral em 17.10.2017. A atividade e os Estatutos da ADENE obedecem ainda ao disposto no Decreto-Lei n.º 223/2000, de 9 de setembro, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 47/2015, de 9 de abril.

Nos termos do estabelecido no artigo 4º da Lei n.º 64/2013, de 27 de agosto, que regula a obrigatoriedade de publicitação dos benefícios concedidos a particulares, publica-se a lista de subvenções e outros benefícios públicos atribuídos pela ADENE’.

Subvenções Públicas 2020 (PDF)

Os avisos publicitados para apresentação de candidaturas com vista à implementação e/ou desenvolvimento de projetos com a ADENE, nas modalidades de colaboração, parceria, consórcio interno/externo ou outras similares podem ser consultados aqui.

Pode consultar a certidão permanente de registos da ADENE, em www.portaldocidadao.pt, através do código de acesso 2602-5786-1567.
Práticas de Bom Governo em conformidade com o Artigo 24º-D do Decreto-Lei 223/2000, de 9 de setembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 47/2015, de 9 de abril.

A Celer – Cooperativa Electrificação de Rebordosa, CRL  (1 voto)
http://www.aceler.pt/

Agência Portuguesa do Ambiente  (60 votos)
www.apambiente.pt

AMP – Área Metropolitana do Porto  (1 voto)
www.amp.pt

CBE – Centro da Biomassa para a Energia  (5 votos)
www.centrodabiomassa.pt

CCDRN – Centro de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte  (2 votos)
www.ccdr-n.pt

CEPSA Portuguesa Petróleos, S.A.  (1 voto)
pt.cepsa.com

Cooperativa Eléctrica de Loureiro, C.R.L.  (1 voto)
www.celoureiro.com

CEVE – Cooperativa Eléctrica de Vale D’Este  (1 voto)
http://www.ceve.pt/

Cooperativa Eléctrica S. Simão de Novais, C.R.L.  (1 voto)
www.cessn.pt

Cooperativa Electrificação A Lord, C.R.L.  (1 voto)
www.alord.pt

DGAE – Direção Geral das Atividades Económicas  (60 votos)
www.dgae.min-economia.pt

DGEG – Direção Geral de Energia e Geologia  (129 votos)
www.dgeg.pt

EDP – Energias de Portugal, SA.  (50 votos)
www.edp.pt

Elergone Energia Lda.  (1 voto)
elergone.pt

ELUSA, Comercialização de Energia, Lda.  (1 voto)
www.elusa.pt

ENDESA Energia, S.A.  (1 voto)
https://www.escolhaendesa.pt/

FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  (1 voto)
www.fe.up.pt

GALP ENERGIA, SA.  (49 votos)
www.galpenergia.com

Iberdrola Clientes Portugal, Unipessoal, Lda.  (1 voto)
https://www.iberdrola.pt/

ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade  (2 votos)
www.isq.pt

ITeCons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção  (1 voto)
www.itecons.uc.pt

LNEC –  Laboratório Nacional de Engenharia Civil  (13 votos)
www.lnec.pt

LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia  (127 votos)
www.lneg.pt

LUSÍADAENERGIA, S.A.  (1 voto)
www.luzigas.pt

Sonorgás – Sociedade de Gás do Norte, S.A. (1 voto)
www.sonorgas.pt

Tagusgás – Empresa de Gás do Vale do Tejo, S.A.  (1 voto)
www.tagusgas.pt

ADENE participa em redes de agências nacionais de energia e colabora com as agências regionais e municipais de energia portuguesas. O MEDENER é a Associação das Agências Nacionais de Energia do Mediterrâneo. Reúne 14 organizações da bacia do Mediterrâneo responsáveis pela promoção da eficiência energética e energias renováveis, dois elementos fundamentais para o sucesso da transição energética.

A Rede Europeia de Energia (EnR) é uma rede voluntária de agências nacionais de energia da Europa que visa promover as energias sustentáveis e disseminar boas práticas. Reunindo 25 agências da UE e fora dela, a rede incentiva a cooperação entre os membros e os principais atores europeus em assuntos relativos à eficiência energética e energias renováveis.

Com qualquer uma das agências regionais e municipais de energia portuguesas e com a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente – Rede Nacional, são dinamizadas e realizadas iniciativas e atividades de interesse comum. A ADENE é associada da AdEPorto, AGENEAL, AMESEIXAL, AREA Alto Minho, ARECBA, ENERAREA, ENERDURA, ENERGAIA, Lisboa E-Nova e S.ENERGIA.