Apoiar os Estados-membro na transposição e implementação do novo artigo 11.º da Diretiva de Eficiência Energética (DEE), contribuindo para a melhoria da qualidade das auditorias energéticas e implementação de medidas de eficiência, através da avaliação, atualização, melhoria e otimização dos atuais programas nacionais.
O projeto LEAPto11 tem como objetivo incrementar a eficácia dos programas nacionais na área das auditorias energéticas, através da melhoria da gestão de dados e informações recolhidas e definição de indicadores de desempenho adequados.
Este projeto promove também a partilha de conhecimento entre as várias Agências Nacionais de Energia que integram o consórcio, bem como a disseminação de standards e boas práticas, tendo em vista o alargamento da implementação de medidas de eficiência energética, e de sistemas de gestão de energia. Ao mesmo tempo, o LEAPto11 procurará dialogar com as entidades, públicas e privadas, envolvidas na transposição do novo artigo 11º, aconselhando no processo de transposição.
• Definição de uma metodologia de auditoria de recursos, englobando as vertentes energia, água e materiais, a aplicar a casos de estudo piloto reais;
• Realização de auditorias piloto a três instalações selecionadas em Portugal e coordenação da realização das auditorias nos demais países parceiros;
• Coorganização de uma conferência internacional para apresentação da metodologia e dos principais resultados das auditorias piloto realizadas.
• Análise do status de implementação do artigo 8.º da antiga DEE, nos países parceiros, nomeadamente as práticas de recolha e armazenamento de dados, bem como o acesso à informação recolhida durante as auditorias realizadas.
• Overview do status de implementação das medidas de eficiência energética preconizadas, em determinados sectores da indústria e empresariais.
• Mapeamento e análise de políticas e programas relevantes dirigidos especificamente a pequenas e médias empresas.
• Definição de uma nova metodologia de auditoria de recursos, englobando as vertentes energia, água e materiais, a aplicar a casos de estudo piloto reais.
• Relatórios das auditorias piloto realizadas nos quatro países parceiros.
• Adaptação e definição de novas metodologias de recolha de dados, monitorização e controlo de indicadores chave, para acomodar as obrigações do artigo 11.º da nova DEE.
• Adaptação e definição de esquemas voluntários, nomeadamente dirigidos a pequenas e médias empresas.
O projeto LEAPto11 contribui para a dinamização do sector industrial e empresarial nacional, bem como para a definição de instrumentos e políticas que promovam o aumento da eficiência dos seus processos e, em última análise, para a transição energética e prossecução das metas nacionais de descarbonização.
O projeto contribui diretamente para a melhoria das políticas públicas nacionais na área da eficiência energética e auditorias energéticas e de recursos, bem como para a transposição para a legislação nacional do artigo 11.º da nova DEE.
Instrumento financeiro
Aviso
Número do GA
Orçamento total
Orçamento ADENE
Duração
ADENE – Agência para a Energia (PT)
CRES – Centre for Renewable Energy Sources and Saving (GR)
DENA – Deutsche Energie-Agentur (DE)
EIHP – Energy Institute HRVOJE POZAR (HR)
EWA – Energy and Water Agency (MT)
LEA – Lithuanian Enery Agency (LT)
RVO – Netherlands Enterprise Agency (NL)
SEAI – Sustainable Energy Authority of Ireland (IE)
Última Atualização: março de 2024
Projeto cofinanciado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressas são unicamente do(s) autor(es), não refletindo necessariamente as da União Europeia ou da CINEA, não podendo a União Europeia ou a entidade financiadora serem responsabilizadas por elas.