A etiqueta energética Europeia tem sido uma importante ferramenta na promoção de produtos eficientes. Dada a evolução tecnológica dos últimos anos, a União Europeia (UE) decidiu rever o conceito da etiqueta energética e introduzir alterações que facilitem a sua consulta pelo consumidor. O projeto LABEL 2020 apoia o processo de transição, ajudando consumidores, compradores profissionais, fornecedores e retalhistas a entender e implementar a nova etiqueta energética.
A etiqueta energética Europeia para produtos consumidores de energia tem sido importante na promoção de produtos eficientes por mais de 20 anos, incentivando a inovação dos fabricantes e a procura dos consumidores. No entanto, o conceito atual da etiqueta tornou-se complicado e menos eficaz, levando a UE a regressar à escala inicial de classe A-G combinado com o reescalonamento futuro das classes com base na tecnologia e no desenvolvimento do mercado.
O projeto LABEL 2020 teve como objetivo apoiar este processo de transição, ajudando consumidores e profissionais a entender e adotar as novas etiquetas energéticas, e apoiando fornecedores e retalhistas na implementação eficiente da nova etiqueta em loja e online. Os decisores políticos e gestores públicos foram também alvo de atividades de apoio dado o seu papel na promoção da nova etiqueta energética através de programas e esquemas de incentivo.
• Responsável pela campanha nacional de informação sobre a nova etiqueta, com a dinamização das ferramentas desenvolvidas para os consumidores e profissionais e organização de várias ações de sensibilização
• Coordenar o WP5 – Implementação das campanhas nacionais em todos os países participantes
• Cooperação com os principais atores, plataformas e iniciativas relevantes na área da etiquetagem
• Acompanhamento do desempenho/impacto das medidas com base nos indicadores de desempenho e metas quantitativas especificadas
• Promover a partilha das melhores práticas/exemplos das campanhas nacionais
Website nacional de apoio à adoção da nova etiqueta: novaetiquetaenergetica.pt
Materiais de sensibilização para consumidores
Formação e-learning e materiais de formação para profissionais
Aplicação online para pesquisa de produtos mais eficientes: https://tool.label2020.eu/pt
O projeto Label 2020 contribuiu para promover a eficiência energética, nomeadamente pela sensibilização para a importância da aquisição de produtos energeticamente mais eficientes. Apoiou igualmente o mercado e os profissionais do setor na adoção e correta utilização da nova etiqueta energética.
Todas estas atividades contribuíram para a boa implementação da regulamentação de etiquetagem energética em Portugal e para apoiar a aquisição de produtos mais eficientes.
O projeto LABEL2020 contribui para a política pública nacional de eficiência energética através da informação e literacia do consumidor aquando da aquisição de novos equipamentos através da classificação energética. Foram ainda desenvolvidos materiais e ferramentas que permitem o desenvolvimento de novos incentivos e modelos de financiamento para a aquisição de equipamentos eficientes. Permite ainda que seja desenvolvido um quadro de compras ecológicas juntos dos profissionais deste setor.
Instrumento financeiro
Aviso
Número do GA
Orçamento total
Orçamento ADENE
Duração
Coodenador
AEA – Austrian Energy Agency (AU)
ADENE – Agência para a Energia (PT)
EST – Energy Saving Trust (UK)
ADEME – Agence de l’Environnement et de la Maîtrise de l’Énergie (FR)
SEVEN, THE ENERGY EFFICIENCY CENTER C.Z.U.(CZ)
CO2ONLINE GENUETZIGE BERATUNGSGESELLSCHAFT MBH (DE)
Handelsverband Deutschland – HDE – e.V.(DE)
ADELPHI RESEARCH GEMEINNUTZIGE GMBH (DE)
SOCIETA COOPERATIVA SOCIALE ELIANTE ONLUS (IT)
ECODES – FUNDACION ECOLOGIA Y DESARROLLO (ES)
KAPE – Polish National Energy Agency (PL)
CRES – Centre for Renewable Energy Sources and Saving (GR)
Ministry of Economy Energy and Business Environment
EIHP – Energy Institute HRVOJE POZAR (HR)
BSERC – BLACK SEA ENERGY RESEARCH (BG)
Última Atualização: 29/03/2023
Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressas são unicamente do(s) autor(es), não refletindo necessariamente as da União Europeia ou da CINEA, não podendo a União Europeia ou a entidade financiadora serem responsabilizadas por elas.