ADENE
iBRoad2EPC

Integrating Building Renovation Passports into Energy Performance Certification schemes for a decarbonised building stock

Informação do projecto

Resumo

Desenvolvimento e integração de Passaportes de Renovação dos Edifícios no Sistema de Certificação Energética dos Edifícios

Descrição

O Passaporte de Renovação dos Edifícios é um documento, que se pretende complementar ao certificado energético, e que disponibiliza um roteiro personalizado para a renovação de um edifício em várias etapas com o objetivo de melhorar significativamente o seu desempenho energético.

Tem um horizonte a longo prazo (2050) e deve ser coerente com os objetivos nacionais e europeus de renovação do edificado, atingindo, por exemplo, o objetivo de zero emissões de gases com efeito de estufa.

O iBRoad2EPC baseia-se nos resultados do projeto iBRoad (2017-2020), que desenvolveu e testou um modelo para o Passaporte de Renovação de Edifícios (BRP).

O projeto iBRoad2EPC é um passo à frente nos sistemas de avaliação do desempenho energético e práticas de certificação, promovendo a integração de elementos do Passaporte de Renovação de Edifícios nos Sistemas de Certificação Energética dos Edifícios e o estabelecimento da próxima geração de Certificados Energéticos. Esta ferramenta visa assim apoiar os proprietários de edifícios com conselhos personalizados que facilitam a renovação profunda dos seus edifícios por etapas e está disponível para edifícios residenciais, uni e/ou multifamiliares e também para edifícios públicos.

O objetivo é melhorar estas ferramentas, em termos de utilidade, usabilidade e eficácia, concertando as mesmas com o que será a próxima geração de CE’s que apoiará as ambições de descarbonização da Europa, tal como refletidas na estratégia da Vaga de Renovação dos Edifícios, melhorando simultaneamente o desempenho energético e as condições de conforto dos edifícios.

Principais atividades ADENE

  • Acompanhar o desenvolvimento da plataforma e ferramenta de emissão do iBRoad2EPC (base de dados, design, funcionalidades, adaptação a cada país, APIs).
  • Dinamizar o Comité Nacional de Especialistas para acompanhamento do projeto.
  • Estabelecer um plano de adoção dos Passaportes de Renovação em Portugal.
  • Formar PQ’s para o teste da metodologia e emissão de passaportes de renovação em 9 edifícios piloto (2 edifícios públicos de serviços, 4 edifícios multifamiliares e 3 moradias unifamiliares).
  • Divulgar os resultados do projeto e promover a disseminação dos Passaportes de Renovação.

 

Principais entregáveis

  • Assistente iBRoad2EPC – plataforma de emissão dos passaportes iBRoad2EPC e ligação ao SCE.
  • Teste e adaptação da metodologia com relatório de 9 casos de estudo = 9 passaportes de renovação simplificados interligados com o processo CE.
  • Plano de ação para a adoção dos Passaportes de Renovação em Portugal.

 

Contributo para
a missão da ADENE

Este projeto contribui para a missão da ADENE através do desenvolvimento de funcionalidades avançadas na área da eficiência energética nos edifícios, em concreto, a integração de Passaportes de Renovação do Edifício e ligação com o Digital Building Logbook.

Disponibilizam-se assim ferramentas aos profissionais do setor e ao cidadão para uma renovação do edificado mais eficaz, planeada e alinhada com os objetivos e requisitos de longo prazo, nacionais e europeus.

Contributos para as políticas públicas nacionais

Ferramenta útil para alavancar as medidas previstas na ELPRE – Estratégia de Longo Prazo para a Renovação de Edifícios e para a transposição eficaz do previsto na revisão da Diretiva para o Desempenho Energético dos Edifícios do qual o Passaporte de Renovação é parte.

Informação Financeira

Instrumento financeiro

Horizonte 2020

Aviso

H2020-LC-SC3-2018-2019-2020

Número do GA

101033781

Orçamento total

1 795 107,50€

Orçamento ADENE

112 760,00€

Duração

Setembro 2021 a Agosto 2024

Consórcio

Coordenador
SYMPRAXIS TEAM (GR)

Última Atualização: Abril de 2023

Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressas são unicamente do(s) autor(es), não refletindo necessariamente as da União Europeia ou da CINEA, não podendo a União Europeia ou a entidade financiadora serem responsabilizadas por elas.

ADENE
Financiada pela União Europeia