O projeto EMOBICITY visa melhorar os instrumentos de política pública para facilitar a integração da mobilidade elétrica nos sistemas de transportes urbanos e promover medidas inovadoras para a mobilidade elétrica.
O projeto Interreg Europe EMOBICITY pretende alavancar e providenciar planos de ação que, se integrados nas políticas públicas na área da mobilidade elétrica, irão representar contributos fundamentais para a descarbonização da economia.
O EMOBICITY visa fortalecer as competências dos agentes envolvidos e das partes interessadas em e-mobilidade, especialmente no que diz respeito à formulação de políticas, através de workshops, visitas de estudo, discussões e brainstorming com os pares, destacando as boas práticas na adopção de novas políticas de promoção da mobilidade elétrica. O projeto visa ainda sensibilizar o público para as mais valias da mobilidade elétrica através de campanhas e atividades de comunicação.
O projeto EMOBICITY visa assim alavancar a definição de planos de ação para a melhoria dos instrumentos de política abordados pela parceria, propondo novas medidas, adapatdas ao contexto local, levando a uma maior integração dos modos de mobilidade elétrica.
O EMOBICITY contribui para o reforço de competências da ADENE na área da mobilidade elétrica (eficiência energética na mobilidade) e para a execução do Protocolo de Colaboração entre a ADENE e a Direção Regional da Energia dos Açores (desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia)
O Plano de Ação para a Promoção da Mobilidade Elétrica nos Açores pretende contribuir para a melhoria do Plano de Mobilidade Elétrica dos Açores (PMEA), através de propostas de atividades para o reforço (expansão geográfica) das infraestruturas de carregamento dos veículos elétricos. Adicionalmente, ao promover a descarbonização da economia, contribui para os objetivos definidos no RNC 2050 e PNEC 2030.
Instrumento financeiro
Aviso
Número do GA
Orçamento total
Orçamento ADENE
Duração
Última Atualização: março 2023
Projecto cofinanciado pelo Fundo Regional de Desenvolvimento. Os conteúdos do documento são unicamente da responsabilidade do(s) autor(es), não podendo a entidade financiadora vir a ser responsabilizada por qualquer utilização da informação nele incluída.