O projeto AgroSOL visa promover a definição de um modelo sustentável de desenvolvimento agrovoltaico nas zonas rurais, centrado nas
pequenas e médias explorações agrícolas, a fim de reforçar os meios de subsistência dos agricultores no espaço SUDOE.
O desenvolvimento da independência energética e a adaptação da agricultura às alterações climáticas para garantir a independência alimentar são desafios estratégicos importantes. A solução agrovoltaica, que combina a produção agrícola e energética, pode responder a estes desafios, mas também apresenta riscos em termos de especulação sobre as terras agrícolas, a biodiversidade e as práticas de trabalho dos agricultores.
A fim de reforçar os meios de subsistência dos agricultores, será desenvolvida no âmbito deste projeto, uma estratégia comum para facilitar a implementação de modelos de produção agrovoltaica que contribuam para a resiliência das zonas rurais do SUDOE. Estão previstos 5 projetos-piloto (1 em Portugal, 2 em Espanha e 2 em França) que permitam estudar o impacto dos painéis fotovoltaicos na conceção das soluções tecnológicas de agrovoltaico mais adequadas.
Os objetivos do projeto estão alinhados estrategicamente com as atividades da ADENE contribuindo para o desenvolvimento das área temáticas das energias renováveis e eficiência energética, com destaque para o tema do agrovoltaico.
O projeto alinha-se com os princípios de eficiência energética e diversificação da matriz energética, reforçando a componente de inovação, literacia energética e capacitação do mercado.
O projeto AgroSOL contribui diretamente para várias políticas públicas nacionais em matéria de energia, clima e agricultura sustentável. Está alinhado com o Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC 2030), ao promover a produção de energia renovável em pequenas e médias explorações agrícolas e ao responder especificamente à ação 3.2.9, que prevê a elaboração de um guia técnico para soluções agrovoltaicas.
Adicionalmente, o projeto dá cumprimento à Lei de Bases do Clima, ao fomentar a descarbonização do setor agrícola com soluções inovadoras que melhoram a eficiência no uso da energia, da água e dos recursos naturais, reforçando simultaneamente a resiliência das explorações e promovendo uma transição energética justa no meio rural.
O AgroSOL está ainda em sintonia com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050, ao impulsionar práticas agrícolas sustentáveis combinadas com a geração de energia solar, contribuindo para a redução de emissões de gases com efeito de estufa e para a adaptação às alterações climáticas nas zonas rurais mais vulneráveis.
Instrumento financeiro
Aviso
Número do GA
Orçamento total
Orçamento ADENE
Duração
Universidad Pública de Navarra Departamento de Ingeniería (ES)
ADENE – Agência para a energia (PT)
Consorcio para las Estrategias de Desarrollo de la Ribera de Navarra (ES)
Universidad de Burgos Escuela Politécnica Superior Departamento de Ingeniería Electromecánica (ES)
GREEN LIGHTHOUSE DEVELOPPEMENT (FR)
Ente público Regional de la Energía de Castilla y León (ES)
Universidade de Évora, Instituto de Investigação e Formação Avançada (PT)
Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura, Instituto de Investigaciones Agrarias Finca La Orden – Valdesequera (ES)
Centro Tecnológico Agrario y Agroalimentario (ES)
EU
PT
Última Atualização:22/07/2025
Projecto cofinanciado pelo Fundo Regional de Desenvolvimento. Os conteúdos do documento são unicamente da responsabilidade do(s) autor(es), não podendo a entidade financiadora vir a ser responsabilizada por qualquer utilização da informação nele incluída.