Logo projeto AgroSol

AGROVOLTAICA E RESILIÊNCIA NAS ZONAS RURAIS DO TERRITÓRIO SUDOE

Informação do projecto

Resumo

O projeto AgroSOL visa promover a definição de um modelo sustentável de desenvolvimento agrovoltaico nas zonas rurais, centrado nas
pequenas e médias explorações agrícolas, a fim de reforçar os meios de subsistência dos agricultores no espaço SUDOE.

Descrição

O desenvolvimento da independência energética e a adaptação da agricultura às alterações climáticas para garantir a independência alimentar são desafios estratégicos importantes. A solução agrovoltaica, que combina a produção agrícola e energética, pode responder a estes desafios, mas também apresenta riscos em termos de especulação sobre as terras agrícolas, a biodiversidade e as práticas de trabalho dos agricultores.
A fim de reforçar os meios de subsistência dos agricultores, será desenvolvida no âmbito deste projeto, uma estratégia comum para facilitar a implementação de modelos de produção agrovoltaica que contribuam para a resiliência das zonas rurais do SUDOE. Estão previstos 5 projetos-piloto (1 em Portugal, 2 em Espanha e 2 em França) que permitam estudar o impacto dos painéis fotovoltaicos na conceção das soluções tecnológicas de agrovoltaico mais adequadas.

Principais atividades ADENE

  • Caracterizar a situação em Portugal, visando a componente política e estratégica, bem como tecnológica e financeira.
  • Adaptar o plano de ação global desenvolvido conjuntamente pelos beneficiários do projeto para facilitar a adoção da estratégia de implementação dos modelos de produção agrovoltaica.
  • Apoiar na implementação do piloto português cujo desafio é recolher dados de produção agrícola e energética para otimizar as práticas agrovoltaicas e garantir a sustentabilidade e a produtividade agrícola.
  • Liderar a elaboração do manual de boas práticas para a gestão de pequenas instalações agrovoltaicas destinado a facilitar a adoção da tecnologia agrovoltaica em pequenas explorações agrícolas na região SUDOE.
  • Promover a organização de ações de capacitação dirigidas a agricultores, técnicos e decisores locais.
  • Contribuir para os workshops técnicos e instrumentos de divulgação das experiências-piloto, disseminando os resultados obtidos.

Principais entregáveis

  • Estratégias e planos de ação para a promoção de soluções agrovoltaicas.
  • Ações-piloto e resultados da exploração agrícola e energética.
  • Manual de boas práticas para a gestão de pequenas instalações agrovoltaicas.
  • Programa de capacitação.

Contributo para
a missão da ADENE

Os objetivos do projeto estão alinhados estrategicamente com as atividades da ADENE contribuindo para o desenvolvimento das área temáticas das energias renováveis e eficiência energética, com destaque para o tema do agrovoltaico.
O projeto alinha-se com os princípios de eficiência energética e diversificação da matriz energética, reforçando a componente de inovação, literacia energética e capacitação do mercado.

Contributos para as políticas públicas nacionais

O projeto AgroSOL contribui diretamente para várias políticas públicas nacionais em matéria de energia, clima e agricultura sustentável. Está alinhado com o Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC 2030), ao promover a produção de energia renovável em pequenas e médias explorações agrícolas e ao responder especificamente à ação 3.2.9, que prevê a elaboração de um guia técnico para soluções agrovoltaicas.

Adicionalmente, o projeto dá cumprimento à Lei de Bases do Clima, ao fomentar a descarbonização do setor agrícola com soluções inovadoras que melhoram a eficiência no uso da energia, da água e dos recursos naturais, reforçando simultaneamente a resiliência das explorações e promovendo uma transição energética justa no meio rural.

O AgroSOL está ainda em sintonia com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050, ao impulsionar práticas agrícolas sustentáveis combinadas com a geração de energia solar, contribuindo para a redução de emissões de gases com efeito de estufa e para a adaptação às alterações climáticas nas zonas rurais mais vulneráveis.

Informação Financeira

Instrumento financeiro

Interreg Sudoe

Aviso

eSudoe 2021-2027

Número do GA

S2/2.4/F0226

Orçamento total

2 241 546,00€

Orçamento ADENE

152 851,87,00€

Duração

junho 2025 a maio 2028

Websites

EU
PT

Última Atualização:22/07/2025

Projecto cofinanciado pelo Fundo Regional de Desenvolvimento. Os conteúdos do documento são unicamente da responsabilidade do(s) autor(es), não podendo a entidade financiadora vir a ser responsabilizada por qualquer utilização da informação nele incluída.

ADENE