ADENE

Projeto MEETMED arranca em Barcelona

A rede das agências nacionais de energia do Mediterrâneo (MEDENER) realizou, nos dias 17 e 18 de maio, a primeira reunião do consórcio e a sessão de lançamento do projeto MEETMED – Mitigation Enabling Energy Transition in the MEDiterranean Region. Os eventos tiveram lugar na sede da União para o Mediterrâneo, em Barcelona.

Grupo MEETMED

O projeto MEETMED, o primeiro da rede MEDENER com financiamento europeu, teve início no dia 2 de maio, na sequência da assinatura do contrato com a Direção-Geral da Política de Vizinhança e das Negociações de Alargamento (DG NEAR) da Comissão Europeia em 23 de abril. O projeto é gerido pela rede MEDENER, em consórcio com o RCREEE – Regional Center for Renewable Energy and Energy Efficiency, tem a duração de dois anos e um orçamento total próximo dos 2 milhões de euros. 

Com o apoio financeiro do Instrumento Europeu de Vizinhança e Parceria, o projeto MEETMED visa promover a transição energética em países do sul e leste do Mediterrâneo. Este objetivo geral será alcançado através de uma abordagem multiobjectivos que contribuirá para a segurança de abastecimento energético, a mitigação das alterações climáticas, o crescimento sustentável e inclusivo, a criação de emprego e a redução dos fluxos migratórios. Assim, com base na avaliação das estratégias e políticas implementadas na região e da capacitação técnica de profissionais dos países não europeus, o MEETMED pretende reforçar o contributo da eficiência energética e das energias renováveis no mix energético dos países da Bacia do Mediterrâneo e apoiar as atividades desenvolvidas no quadro da plataforma integrada de eficiência energética e energias renováveis da União para o Mediterrâneo (UfM REEE Platform), visando a realização da transição energética na região mediterrânica.

Projeto MEETMED

A ADENE intervirá no MEETMED em atividades relativas, maioritariamente, às temáticas da eficiência energética nos edifícios e na administração pública, através da produção de análises e avaliações de políticas e iniciativas públicas, da organização de eventos regionais e da participação em ações de capacitação. Destaca-se a coordenação pela ADENE da atividade que visa a criação de uma rede de peritos dos países mediterrânicos de apoio à implementação de estratégias e políticas nacionais em matéria de eficiência energética e energias renováveis, o estabelecimento de 2 grupos de trabalho sobre eficiência energética em edifícios e produção de energia a partir de fontes renováveis, bem como a organização de 3 eventos regionais (Mediterrâneo) e sub-regionais (Maghreb, Mashreq), com edição dos respetivos relatórios individuais.

O primeiro destes eventos (“Regional workshop on energy efficiency and renewable energy policies”) terá lugar em outubro, em Amã, na Jordânia, por ocasião da 6ª Conferência Anual Internacional da rede MEDENER, cuja Comissão Organizadora é presidida pela ADENE. Em todas as atividades em que prevê participar, a ADENE efetuará a devida articulação com a agência de energia de Marrocos (AMEE – Agence Marocaine de l’Efficacité Energétique), com a qual assinou um acordo de colaboração em dezembro de 2017. Ainda no contexto do MEETMED, a ADENE tem já agendada a participação, no próximo dia 6 de junho, em Bruxelas, na Joint Session MEDENER – EUGCC Cleanergy.Net da EU Sustainable Energy Week 2018 Policy Conference e colaboração na organização do 2nd UfM Energy and Climate Business Forum, que terá lugar em Portugal, em janeiro do próximo ano.

Sobre o MEDENER

Criada em 1997, enquanto associação internacional sem fins lucrativos, a Rede MEDENER reúne 14 agências de energia de países do Mediterrâneo com atividade nas áreas da eficiência energética e das energias renováveis.

logo MEDENER

Sobre o RECREEE

O RCREEE é uma organização intergovernamental sem fins lucrativos, com sede no Egipto e uma sólida aliança com a Liga Árabe, que tem como membros 17 países árabes e visa promover boas práticas de eficiência energética e energias renováveis na região árabe.

Logo Recgreee