Observatório da Energia da ADENE publica Estudo sobre Armazenamento de Energia

O Observatório da Energia da ADENE publicou, a 22 de maio, o “Estudo sobre a capacidade de armazenamento do sistema eletroprodutor nacional” desenvolvido por Carlos Santos Silva, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica, Ambiente e Energia do Instituto Superior Técnico.

O armazenamento de energia é uma peça crucial no caminho para a transição energética, complementando a oferta renovável no mercado elétrico ao providenciar energia num futuro dependente de fontes intermitentes.

Entre 2020 e 2021, o Observatório da Energia da ADENE já tinha sido responsável pela realização do estudo “Armazenamento de Energia em Portugal”, em articulação com a Direção-Geral de Energia e Geologia e com o Laboratório Nacional de Energia e Geologia. Permitiu, na altura, fornecer aos decisores políticos as bases de conhecimento necessárias à formatação dos processos conducentes à elaboração de uma estratégia nacional de armazenamento de energia.

A revisão do Plano Nacional Energia-Clima, para o período 2021-2030 (PNEC2030), no seguimento de novas iniciativas da União Europeia como o Fit-for-55, RePOWER EU ou o Pacto Ecológico Europeu, trouxe importantes alterações em matéria de política energética e climática. Assim, o Observatório da Energia da ADENE promoveu a atualização do estudo de armazenamento para reavaliar as necessidades de armazenamento do sistema eletroprodutor, de acordo com as novas metas e orientações preconizadas pela revisão do PNEC2030.

Quais são as necessidades de armazenamento do sistema elétrico e estaremos no bom caminho para cumprir as metas de 2030? Qual será o valor económico do armazenamento?

Estas são algumas das questões que são respondidas no estudo que avalia se a capacidade instalada de armazenamento no plano será suficiente para o cumprimento das metas PNEC 2030.

Consulte o documento AQUI.