ADENE

Mude para o mercado regulado de gás natural e poupe na sua fatura

Os consumidores domésticos e pequenas empresas, com um consumo anual de gás que não ultrapasse os 10 000 m3, podem, desde 7 de setembro, mudar para o mercado regulado e celebrar um contrato com Comercializador de Último Recurso (CUR) da sua área geográfica.

Esta mudança para o mercado regulado poderá significar uma poupança na fatura do gás entre 30% a 60% e não tem qualquer custo para os consumidores, nem obriga a qualquer nova inspeção nem corte no fornecimento. 

A atual situação de restrição no fornecimento de gás natural, desencadeada pela guerra na Ucrânia, tem provocado aumentos progressivos no preço grossista do gás natural, não existindo previsão do seu termino.

Devido a esta situação, no mercado liberalizado já foram anunciadas subidas acentuadas nas tarifas a clientes finais para o próximo mês de outubro. Faça uma simulação em https://poupaenergia.pt e verifique os tarifários disponíveis.

De modo a evitar que as famílias e pequenos negócios sejam prejudicados com esta subida de custos, foi estabelecido em decreto-lei (clique no link para aceder) que os clientes podem regressar ao mercado regulado, onde os Comercializadores de Último Recurso (CUR) apenas podem aplicar aos seus clientes as tarifas e preços fixados integralmente pela ERSE.

Se é cliente final e pretende mudar para o mercado regulado, consulte o documento que explica como este processo é simples.