No âmbito do projeto “Mitigation Enabling Energy Transition in the MEDiterranean” (meetMED), realizou-se em Marraquexe (Marrocos), de 9 a 12 de maio, a 2nd meetMED Week. Este é o maior evento anual do projeto meetMED, financiado pela União Europeia e dedicado à cooperação regional para a transição energética e climática dos países das margens sul e oriental da bacia mediterrânica. A edição deste ano decorreu sob o lema “Together Towards Efficient Buildings & Appliances in the Mediterranean”.
Enquanto parceira do projeto, a ADENE co-organizou uma sessão dedicada ao papel das autoridades locais na transição energética. A sessão contou com a participação de representantes de cidades mediterrânicas – Lisboa (Portugal), Sahab (Jordânia) e Tata (Marrocos) – e dos projetos SEACAP4SDG e CLIMAMED.
No papel de líder da atividade do projeto meetMED para a cooperação entre cidades do norte e sul da região da Bacia do Mediterrâneo (meetMED City Partnerships), a ADENE anunciou os resultados do convite que lançou em janeiro para o estabelecimento de acordos de geminação entre cidades, visando promover o diálogo, a troca de conhecimentos e experiências, e a cooperação regional em matéria de eficiência energética nos edifícios.
Foi neste âmbito que o Diretor de Cooperação e Relações Institucionais da ADENE, Luís Silva, apresentou as 14 cidades selecionadas e as 6 parcerias identificadas, nomeadamente as que juntam Lisboa a duas cidades da Jordânia – Al-Karak e Sahab – e Palmela à cidade marroquina de Tata. As restantes parcerias reúnem San Lucido na Itália e Moukhtara no Líbano, Gozo em Malta e El Kef Lahmar na Argélia, a cidade grega de Grevena a Abasan Al-Kabira na Palestina, bem como Grenoble em França com Sfax e Bizerte, ambas na Tunísia. Espera-se ainda que uma cidade espanhola e o Cairo venham ainda a juntar-se a estas parcerias.
As próximas etapas dos processos de geminação centram-se na assinatura de Acordos de Colaboração com as cidades e na preparação dos Planos de Ação de cada parceria. Estes planos irão abordar o autoconsumo de energia, a reabilitação urbana e a renovação de edifícios, o nexus água-energia, as medidas passivas de mitigação das alterações climáticas, para além de ações de sensibilização e de dinamização da participação pública.
Mais informações sobre as meetMED City Partnerships AQUI.