ADENE

Lançamento do Manual da Etiqueta Energética

Numa altura em que se prepara o novo enquadramento legal para a etiquetagem energética de produtos comercializados no Espaço Económico Europeu, a ADENE lança um guia de apoio a profissionais e consumidores sobre a etiquetagem energética de produtos e sistemas.

Este Manual visa disponibilizar informação completa e acessível sobre as etiquetas energéticas em vigor, assegurando assim a boa implementação da legislação e contribuindo para uma melhor compreensão da transição para o reescalonamento da etiqueta.

Atualmente são abrangidas pela diretiva de etiquetagem energética 16 categorias de produtos. Todas as categorias, desde os televisores, às lâmpadas e luminárias, passando pelos produtos e sistemas de aquecimento ambiente e preparação de água quente, são apresentadas no manual. Para cada categoria, existe uma explicação pormenorizada das etiquetas energéticas que se aplicam à respetiva categoria de produtos, desde a apresentação da classe energética, o consumo energético associado e as características de cada produto que são destacadas na etiqueta, como o volume de armazenamento, os decibéis ou a fonte de energia, entre outros.

Esta publicação refere, ainda, as responsabilidades das entidades nacionais que intervém no enquadramento legal da etiquetagem energética bem como as entidades que trabalham no tema e podem apoiar na boa implementação dos vários regulamentos.

 

São, também, apresentados alguns dos sistemas de etiquetagem voluntários, que trabalham com produtos não regulados e que permitem ao consumidor considerar critérios de eficiência energética na sua decisão de aquisição. Um dos exemplos destes sistemas voluntários é o SEEP – Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos, que trabalha a etiquetagem energética de janelas e de elevadores.

Esta publicação foi desenvolvida pela ADENE no âmbito do projeto Label Pack A+, financiado pelo programa Horizonte 2020, cujo objetivo é apoiar a implementação da etiquetagem energética de produtos e sistemas de aquecimento de ambiente e de preparação de água quente, estabelecendo-se como o ponto de contacto entre os vários agentes do mercado e o consumidor final.