Inaugurado novo Espaço Energia de Loulé

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, inaugurou esta quinta-feira, 24 de abril, o novo Espaço Energia de Loulé, numa cerimónia que contou também com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo e do Presidente da ADENE, Nelson Lage.

Integrado na Rede Espaço Energia, liderada pela ADENE, o novo Espaço Energia de Loulé vem reforçar o compromisso do município com a transição energética e o apoio direto aos cidadãos.

Na cerimónia de inauguração, a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, sublinhou o papel estratégico do novo Espaço Energia de Loulé na concretização das políticas públicas de transição energética, afirmando que “mais importante do que cumprir um marco do PRR é garantir que a informação chegue ao cidadão. Só assim teremos uma transição justa, ainda mais considerando os novos avisos para a eficiência energética decorrentes da reprogramação do PRR.  Não há transição sem pessoas informadas”.

O concelho de Loulé tem vindo a destacar-se como território pioneiro na ação climática, promovendo políticas públicas inovadoras e medidas concretas de sustentabilidade.

Durante a inauguração, o Presidente da ADENE, Nelson Lage, considerou que “o Espaço Energia de Loulé é uma resposta concreta aos desafios energéticos locais, como a sazonalidade e a pressão turística, e uma porta aberta à comunidade. Estes espaços são verdadeiros balcões únicos em matéria de eficiência energética e qualidade de vida, com impacto direto no combate à pobreza energética e no acesso à informação e aos apoios disponíveis.”

O novo espaço representa mais uma ferramenta ao serviço da população, complementando o trabalho já desenvolvido pela autarquia e pela AREAL – Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve -, numa abordagem de proximidade, capacitação e apoio técnico aos desafios da eficiência energética, hídrica e da mobilidade sustentável.

Os Espaços Energia são balcões únicos de apoio ao cidadão em matéria de eficiência energética, reabilitação urbana, autoconsumo, energia renovável e literacia energética. Estes espaços criados no âmbito da Reforma RP-C21-r44 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR),  oferecem atendimento personalizado, ajudando as famílias a reduzir consumos, melhorar o conforto das suas habitações e aceder a apoios como o Vale Eficiência. As candidaturas a este apoio estão abertas até 30 de maio de 2025.

Este projeto coordenado pela ADENE conta já com cerca de 90 entidades aderentes em todo o país, tendo ultrapassado a meta definida no PRR. Estes espaços funcionarão em articulação com o Observatório Nacional da Pobreza Energética e serão centrais na divulgação de futuros programas como o E-Lar e os Bairros Mais Sustentáveis.

Toda a informação sobre a Rede e o apoio à constituição de novos espaços pode ser consultada em www.redeespacoenergia.pt e www.fundoambiental.pt.