ADENE

International Energy Agency lança roteiro mundial para a neutralidade carbónica do sistema energético

 

A International Energy Agency (IEA) lançou o documento “Net Zero by 2050: A Roadmap for the Global Energy Sector”, o primeiro roteiro mundial de energia que traça um roteiro global para a Neutralidade Carbónica em 2050.

O relatório apresenta como fatores chave para o objetivo de carbono zero, a eficiência energética, as energias renováveis, a inovação tecnológica e as mudanças comportamentais da população. É destacado que as ações governamentais para impulsionar rapidamente a energia limpa e reduzir o uso de combustíveis fósseis podem criar milhões de empregos, aumentar o crescimento económico e permitir o alcance da descarbonização da sociedade.

“O mundo tem um caminho viável para construir um setor de energia global com emissões líquidas zero em 2050, mas é exigente e requer uma transformação sem precedentes de como a energia é produzida, transportada e usada globalmente”, é referido pela Agência Internacional de Energia no roteiro.

As promessas climáticas dos governos até o momento – mesmo se totalmente cumpridas – ficariam muito aquém do que é necessário para trazer as emissões globais de dióxido de carbono (CO2) relacionadas à energia para zero até 2050 e para dar ao mundo hipótese igualitárias de limitar o aumento da temperatura global a 1,5 ° C, de acordo com o novo relatório.

Este é primeiro estudo global que aborda o tema da transição para um sistema energético de emissões líquidas zero até 2050, garantindo o fornecimento de energia estáveis ​​e acessíveis e proporcionando um acesso universal à energia e um crescimento económico robusto. Estabelece um caminho economicamente produtivo, resultando numa economia de energia limpa, dinâmica e resiliente dominada por fontes renováveis ​​tais como a solar ou a eólica, em vez de combustíveis fósseis. O relatório também examina as principais incógnitas, tais como os papéis da bioenergia, a captura de carbono e mudanças comportamentais para atingir a neutralidade carbónica.

“O nosso roteiro mostra as ações prioritárias que são necessárias hoje em dia para garantir que a oportunidade zero emissões líquidas de carbono – exigente mas ainda viável – não seja perdida. A escala e a velocidade dos esforços exigidos por este objetivo crítico e formidável tornam este talvez o maior desafio que a humanidade já enfrentou ”, disse Fatih Birol, o Diretor Executivo da IEA, que afirmou ainda que a transição para uma energia limpa é “sobre pessoas e para pessoas.”

O relatório completo está disponível gratuitamente no site da IEA , juntamente com um interativo de infográficos que destaca alguns dos principais marcos no caminho que devem ser alcançados nas próximas três décadas para atingir as zero emissões líquidas até 2050.