Eficiência Hídrica

A Experiência da Eficiência Energética ao Serviço da Eficiência Hídrica

A ADENE conta desde 2015, com uma nova área de atuação: o uso eficiente da água

Com um percurso e know-how de 33 anos na área da eficiência energética, a ADENE pretende agora contribuir com a sua experiência para alavancar a mudança de comportamentos e a adoção de soluções inovadoras para a eficiência hídrica nos diversos setores, incluindo no setor urbano e nos edifícios.

Para tal, a ADENE colabora com os organismos da administração pública na concretização de políticas e medidas, promovendo novos projetos para o uso eficiente da água e também na interface entre eficiência hídrica e eficiência energética, incluindo o nexus água-energia.

Valorizar, Inovar, Poupar no Nexus Água-Energia

Sensibilizar e capacitar todos os utilizadores para o uso eficiente da água

Nesta área, a ADENE pretende que todos reconheçam a importância da água como recurso escasso, mas também renovável, com valor acrescentado para as pessoas e as atividades económicas e para que contribuam para a sua preservação, através da adoção ativa de medidas de eficiência hídrica e de reutilização da água em todos os setores.

Nas áreas da eficiência hídrica e do nexus água-energia, a ADENE tem em preparação vários projetos a nível nacional e europeu, a par da colaboração com diversas entidades da administração pública, sistema científico e associações setoriais, no âmbito de projetos nacionais e europeus.

Entre esses projetos destacam-se:

Projeto promovido pela ADENE e a EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA., apoiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, no quadro da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, que pretende induzir a mudança de comportamentos dos utilizadores de água em meio urbano, em particular nos edifícios (residenciais, públicos e comerciais).

WaTTerSkills

Site brevemente disponivel

A nível europeu, a ADENE coordena a parceria estratégica “WATTer Skills – Water Efficiency and Water-Energy Nexus in Building Construction and Retrofit” 2017-2020, um projeto apoiado pelo Programa ERASMUS+, com visa a criação de um perfil comum europeu para a capacitação e qualificação de peritos e técnicos de eficiência hídrica nos edifícios, fundamental para assegurar a confiança dos consumidores num novo mercado e em novas soluções de eficiência hídrica.

Close Menu