Eficiência Hídrica

A água é um recurso escasso e indispensável. Um uso mais eficiente da água, na medida do necessário e sem desperdícios, requer que edifícios e equipamentos sejam promotores de maior eficiência hídrica, e empresas, profissionais e cidadãos estejam mais capacitados para a sua utilização eficiente. A eficiência hídrica gera novas oportunidades, como novos serviços de valor acrescentado, empresas, empregos e profissionais qualificados, sendo fundamental para o país. 

Nesta área, a ADENE trabalha em parceria com entidades públicas e outras organizações, tirando partido da aprendizagem na área da eficiência energética e da aplicação bem-sucedida de novos modelos de gestão na energia, que podem constituir exemplos para a implementação de medidas na área da eficiência hídrica.

Pretende-se também introduzir novas abordagens, em particular, no nexus água-energia, cujos ganhos combinados de eficiência hídrica e energética permitem aumentar as poupanças e ter um impacto positivo no país, em todos os setores.

Nos Edifícios:

Nos edifícios estima-se um potencial de eficiência hídrica de 30% a 50%. A introdução de soluções de eficiência hídrica pode gerar uma economia combinada, em água e energia nos edifícios, na ordem dos 800 Milhões de euros por ano só no setor doméstico, equivalente a uma poupança superior a 51% da fatura da água das famílias.

O AQUA+ é um instrumento voluntário de avaliação e classificação da eficiência hídrica de edifícios para promover o uso eficiente da água, criado pela ADENE em colaboração com o sistema científico e tecnológico nacional e múltiplas entidades dos setores da água, energia e edifícios. Classifica o desempenho hídrico dos edifícios e orienta para a introdução de boas práticas em edifícios novos (desde a fase de projeto) e existentes (em uso ou reabilitação), potenciando a opção por equipamentos e soluções que permitam um uso mais eficiente da água.

Saiba mais em www.aquamais.pt e no vídeo AQUA+

O AQUA+ já está disponível para imóveis residenciais. Em breve irá estender-se a outras tipologias nas áreas do turismo, comércio e serviços.

Fique a par dos novos Cursos para Auditores e Consultores AQUA+ no site da Academia ADENE

O H2Design é um processo participado de desenho de novas abordagens de eficiência hídrica nos edifícios que envolveu stakeholders e utilizadores de água. Assente em metodologias de design-thinking, este projeto tem o intuito de mapear e fomentar a criação de ideias, a disseminação das melhores soluções, a valorização do edificado e a adoção de comportamentos mais eficientes pelos consumidores no que respeita ao uso da água. Um dos primeiros resultados deste processo, que continua a decorrer, foi o desenvolvimento e afirmação do AQUA+.

Saiba mais e participe em H2Design

 

Este novo projeto Horizonte 2020 visa promover a transformação das cidades costeiras da Europa para uma gestão inteligente da água, com a criação de novos modelos de mercado, de economia circular e gestão de dados para múltiplos utilizadores e setores. Para tal, desenvolverá metodologias, ferramentas e processos para melhorar a eficiência hídrica e a relação água-energia, com o objetivo de tornar as cidades cada vez mais preparadas para a escassez de água e os desafios das alterações climáticas. A ADENE participa neste consórcio que, em Portugal, tem como foco central a demonstração de soluções na cidade de Lisboa.

Saiba mais em B-WaterSmart

Na Indústria e na Agricultura

A promoção de novos padrões de produção e consumo, assentes na eficiência de recursos, sustentabilidade e circularidade das cadeias de valor, é fundamental para a transição energética e hídrica, e para a economia circular, gerando também novas vantagens competitivas.

Neste sentido, a ADENE e o ISA – Instituto Superior de Agronomia, com o apoio do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, desenvolveram o CERTAGRI, para a conceção de um sistema integrado de rotulagem da eficiência hídrica, energética e de recursos do setor agro-alimentar para a economia circular, abrangendo os setores industrial e agrícola, premiado em 2019 na edição nacional dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial.

Saiba mais em CERTAGRI

Com o objetivo de caminhar para metodologias integradas de eficiência energética, hídrica e de materiais na indústria e outras empresas com elevado consumo de recursos, a ADENE é parceira do novo projeto LEAP4SME, no Programa Horizonte 2020.

Na Administração Pública

A monitorização de consumos de água nos edifícios da Administração Pública (AP), a par com a monitorização energética já proporcionada pelo Barómetro ECO.AP, bem como a promoção da eficiência hídrica e nexus água-energia, são fundamentais para os objetivos de eficiência de recursos no setor público.

A ADENE, em conjunto com outras entidades parceiras, participou no Projeto Piloto do Programa de Eficiência Hídrica na AP, promovido pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, estando a desenvolver, em parceria com entidades do setor da água e da AP, a Medida Simplex #37 Barómetro Eco.AP 2.0, para o registo e monitorização de consumos de água.

Outros dois projetos que visam contribuir para metodologias integradas de monitorização e promoção da eficiência energética e hídrica na AP, com o envolvimento da ADENE, são o COLEOPTER e o HOSPITAL SUDOE 4.0, dois projetos de inovação europeus co-financiados pelo programa Interreg Sudoe, que incluem o recurso a ferramentas BIM (Building Information Modeling) e a monitorização em tempo real através de tecnologias 4.0.

Capacitação de profissionais e público em geral

As ações que visam a mobilização, geração e partilha de conhecimento entre organizações, empresas e pessoas para as alterações comportamentais no uso e aproveitamento da água são essenciais e representam uma aposta por parte da ADENE em conjunto com os seus parceiros, destacando-se os seguintes projetos:

Projeto promovido pela ADENE e a EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA., apoiado em 2017 pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, no quadro da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, que pretende induzir a mudança de comportamentos dos utilizadores de água em meio urbano, em particular nos edifícios. O projeto disponibiliza o primeiro e-Book para a eficiência hídrica em edifícios, o jogo Aqua Challenge, infografias e outros conteúdos para formação sobre eficiência hídrica em contexto escolar e comunitário.

 Conheça mais em Aqua eXperience

A nível europeu, a ADENE coordena a parceria estratégica “WATTer Skills – Eficiência Hídrica e Nexus Água-Energia no setor da construção e reabilitação” (2017-2020), com o apoio do Programa ERASMUS+, que visa a criação de um perfil comum europeu para a capacitação e qualificação de Especialistas e Técnicos de Eficiência Hídrica nos edifícios, fundamental para assegurar o acesso a novas qualificações pelos profissionais e a confiança dos consumidores num novo mercado e em novas soluções de eficiência hídrica.

Conheça mais e participe nas ações piloto em WATTer Skills

Nexus Água-Energia no setor das Águas

A forma como o setor das águas utiliza energia e onde e como ocorrem os principais desperdícios é uma avaliação necessária para a melhoria da eficiência de recursos de um setor fundamental para a transição energética e hídrica. Neste sentido, a ADENE tem desenvolvido:

  • Módulos de formação integrados em cursos de formação de eficiência energética e de energia solar térmica no setor promovidos pelas Águas de Portugal (AdP), a EPAL e a Academia Águas Livres da EPAL;
  • Módulos e cursos de formação sobre eficiência energética e hídrica no setor das águas com outras entidades de âmbito nacional, como o ProAguas organizado pelo LIS-WATER, e de âmbito internacional.

Para além destas iniciativas, a ADENE colabora com entidades públicas e privadas em projetos e medidas de promoção da eficiência hídrica e no nexus água-energia. Contacte-nos pelo email geral@adene.pt