ADENE

Estado debate formas de aumentar a eficiência energética nos seus edifícios

Campanha de sensibilização arranca dia 20 de novembro com Evento em Lisboa, no Pavilhão Carlos Lopes.

Até 2020, Portugal comprometeu-se em reduzir os consumos de energia em 20%. No entanto, o Estado estabeleceu uma meta mais ambiciosa que visa aumentar a sua eficiência energética em 30%, igualmente até 2020. Novas metas estão igualmente em discussão para o horizonte 2030.

Para a percussão destas metas, o Programa de Eficiência Energética na Administração Pública, “Eco.AP”, estabelecido através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 2/2011, é relançado publicamente, através de uma campanha de sensibilização para a eficiência energética na Administração Pública Central, que será apresentada no dia 20 de novembro no decorrer do Evento Eco.AP Summit promovido pela ADENE – Agência para a Energia, no âmbito de uma Operação cofinanciada pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Usos de Recursos.

Os alvos da Campanha de sensibilização, que tem como mote «A Energia tem Eco no Futuro» são todos os serviços centrais do Estado, cuja competência abrange a totalidade do território nacional, incluindo os Tribunais, as Escolas e Universidades, os Hospitais, outros serviços de Saúde, entre outros.

O Evento Eco.AP Summit conta com altos responsáveis Governamentais e da Administração Pública; um representante da Comissão Europeia; uma representante das Nações Unidas; ambientalistas, um economista de renome e responsáveis de várias instituições públicas, que irão apresentar alguns exemplos de casos de sucesso e apontar soluções para a concretização das metas definidas até 2020.

O Evento é sobretudo dirigido aos Gestores Locais de Energia; Dirigentes superiores dos organismos públicos; Secretarias-gerais dos Ministérios e Peritos Qualificados do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios, bem como para todos aqueles que se movem em prol da eficiência energética na Administração Pública.

logos da campanha