ADENE

EnR divulga estudo sobre as Comunidades de Energia Renovável na Europa

A ADENE, que preside em 2022 à Rede Europeia de Agências de Energia (EnR) apresentou, esta sexta-feira, 25 de novembro, o estudo “Agências de Energia e Comunidades de Energia Renovável (CER), um novo caminho para a produção descentralizada de energia” no auditório Leap 7RIOS, em Lisboa.

João Galamba, Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, na abertura da sessão, afirmou que “Estamos confiantes que o estudo desenvolvido pela ADENE no contexto presidência da Rede Europeia de Agências de Energia (EnR) será muito útil para todos os que estão empenhados na transição energética e na neutralidade climática. Embora existam algumas assimetrias entre os 13 países participantes no estudo, é possível retirar importantes conclusões sobre a promoção das Comunidades de Energia.”

O documento apresenta uma visão geral da implementação das CER nos 13 países (12 estados-membros da UE + 1 estado não membro da UE), analisados, ao mesmo tempo que propõe medidas de melhoria ao desenvolvimento das CER.

O Estudo reforça a ideia de que as CER podem ter uma ampla aplicação, abrangendo praticamente todos os setores de atividade na Europa. As Agências da EnR propõem várias soluções para ultrapassar os obstáculos identificados no Estudo e promover as Comunidades de Energia Renovável, que podem ter um contributo significativo nas metas da transição energética, com todos os benefícios socioeconômicos e ambientais inerentes. 

As agências Europeias da EnR, enquanto organizações centrais no setor de energia, podem ser facilitadoras das CER, e por isso são feitas várias recomendações no Estudo, de modo a fortalecer a sua participação na promoção/divulgação das CER, contribuindo de um modo ativo para a transição energética.

Foi com essa mensagem que Nelson Lage, Presidente da ADENE, encerrou a sessão “Para nós, este estudo identifica os diferentes caminhos para a implementação dos CER e como as agências de energia podem desempenhar um papel fundamental neste processo.”