ADENE

Conselho de Ministros aprova medidas para promover a poupança e eficiência energética  

O Conselho de Ministros, desta quinta-feira, 8 de setembro, aprovou um conjunto de medidas de poupança e eficiência energética que visam fazer face à instabilidade no setor, provocada pela guerra na Ucrânia, em que se destaca o Plano Nacional de Poupança de Energia, focado na gestão da procura e na redução do consumo.

Além do Plano, o Conselho de Ministros aprovou várias medidas extraordinárias e temporárias de reporte de informação e de garantia da segurança de abastecimento de gás, e também medidas preventivas para a segurança do abastecimento de energia.

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática explicou que o Plano de Poupança de Energia 2022/2023, “estabelece medidas vinculativas para a Administração Pública Central e recomendações para a Administração Local e para o setor privado”.

Duarte Cordeiro, adiantou que estas medidas vão permitir “obter uma poupança de 5% no consumo de gás, a acrescer à redução de 20% já alcançada, excluindo o consumo de gás utilizado na produção de energia elétrica».  

Leia a noticia na íntegra.