“Aqua Challenge” – gamificação para a água

No Dia Mundial da Água, a ADENE e a EPAL mobilizam dezenas de escolas online e revelam os Génios da Eficiência Hídrica

Alunos de todo o país reunidos numa competição digital inter-escolas num jogo online que sensibiliza para o valor e importância da poupança de água.

A ADENE – Agência para a Energia e a EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, assinalam o Dia Mundial da Água, que se comemora no dia 22 de março, com o lançamento do Aqua Challenge, uma nova ferramenta digital do Aqua eXperience, o projeto de educação-ação para a eficiência hídrica promovido pelas duas entidades com o apoio do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, no quadro da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

O local para o lançamento do Aqua Challenge é a Escola Básica e Secundária de Ourém, onde participam 100 alunos e professores, mas a competição decorre online, e conta com a participação de 380 alunos do 7.º ao 12.º de escolaridade de 29 escolas de todo o país, que estarão conectados online. O Aqua Challenge é um jogo online que pretende, de uma forma lúdica e divertida, consciencializar todos, em particular os mais jovens, para a importância da poupança da água. Pode ser utilizado individualmente, em dinâmicas escolares ou outras iniciativas de sensibilização para o tema.

A 22 de março, em www.aquaexperience.pt, realiza-se esta saudável e educativa competição online para descobrir a escola com o maior Aqua.

Com início previsto para as 11h30, a competição digital é antecedida pelo Workshop Aqua eXperience, informativo e interativo, entre as 10h30 e as 11h.

A competição decorrerá online entre as 29 escolas de todo o país. A transmissão dos resultados será feita em direto, através de streaming, no portal e no facebook do Aqua eXperience, estando as escolas ligadas entre si online e visíveis através de webcams, para que todos possam acompanhar, em direto, a dinâmica do jogo Inter-escolas.

A iniciativa conta com a Parceria institucional da Fórum Estudante e da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e a Parceria local do Agrupamento de Escolas de Ourém, a cujas comemorações do Dia Mundial da Água o Aqua eXperience se associou. 

Um dos objetivos do Aqua eXperience é o de disponibilizar ferramentas e conteúdos para o uso eficiente da água, que possam ser utilizados, de forma livre e à distância de um clique, por todos os agentes de educação e sensibilização ambiental (ONGAs, Entidades Gestoras de Serviços de Águas, Agências Municipais e Regionais de Ambiente e Energia, entre outros). Uma dessas ferramentas – o Aqua Challenge – de gamificação para a educação, ficará agora disponível para todos.

Resultados da competição online inter-escolas Aqua Challence 🏆

1º lugar – Escola Tecnológica e Profissional Sicó – Polo de Penela
2º lugar – Instituto das Artes e Imagem – Vila Nova de Gaia
3º lugar – Escola Secundária António Damásio – Lisboa.

vencedores Aqua Challenge

PARABÉNS a todos os nossos génios da eficiência hídrica!