A ADENE participou, a 14 de fevereiro, no evento organizado pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) inserido na Lisbon Food Fair.
Rui Fragoso, Diretor de Edifícios e Eficiência de Recursos da ADENE participou na mesa-redonda subordinada ao tema “O papel da eficiência energética no canal HORECA”. Esta iniciativa permitiu abordar assuntos como o desempenho energético dos edifícios de comércio e serviços, em especial de tipologias abrangidas pela AHRESP, o Plano de Poupança de Energia 2022-2023 e o financiamento à melhoria do desempenho energético.
Com cerca de 38.000 unidades certificadas dentro das tipologias Hotelaria, Restauração, Cafetaria, é possível constar que cerca de 13% das mesmas é já de elevado desempenho (NZEB). No entanto, cerca de 75% desse universo apresenta uma classe energética C ou inferior.
Das 50.000 medidas de melhoria identificadas, as principais áreas de intervenção propostas são: 1) Iluminação (31%), 2) sistemas de climatização (25%) e 3) produção de água quente sanitária (10%).
Os dados disponíveis apresentam ainda um investimento médio de 10.000€ por fração com retornos de investimento até 1.600€. Feito este registo, é possível compreender as possíveis necessidades e alinhamentos com instrumentos de financiamento futuros.