ADENE recebe delegação da Arménia e fortalece cooperação internacional

Uma comitiva do Armenian Renewable Resources and Energy Efficiency Fund (R2E2), visitou, na última semana, a sede da ADENE num importante momento de intercâmbio e partilha de conhecimentos e experiência no domínio da eficiência energética e energias renováveis, que serviu para reforçar o compromisso de ambas as organizações com a sustentabilidade e a transição energética na Europa, assim como com as metas climáticas globais.

A passagem da delegação arménia pela ADENE realizou-se no âmbito do projeto Technical Assistance for the R2E2 Upgrade, financiado pela União Europeia. Este projeto reflete o progresso satisfatório no aprofundamento da cooperação, em linha com o Acordo de Parceria Abrangente e Reforçado UE-Arménia, em vigor desde 1 de março de 2021.

A delegação arménia foi recebida, a 23 de janeiro, pela Vice-Presidente da ADENE, Ana Paula Rodrigues, que destacou a relevância desta visita, ao afirmar que “é para a ADENE uma honra poder contribuir para este diálogo, e um privilégio pelo reconhecimento da nossa Agência como uma referência na promoção da eficiência energética e hídrica, das energias renováveis e na implementação de políticas públicas que impulsionam a descarbonização em Portugal”.

Durante a visita a Lisboa, os representantes do R2E2 ficaram a conhecer o trabalho desenvolvido pela ADENE e as estratégias nacionais e europeias destinadas a promover a eficiência energética e as energias renováveis. Houve também oportunidade de debater temas relevantes como o financiamento de projetos energéticos no setor dos edifícios, destacando o papel das políticas públicas neste contexto, e a importância do envolvimento de cidadãos, empresas e municípios na transição energética, exemplificada por iniciativas como a Rede de balcões Espaço Energia e as Comunidades de Energia Renovável. Por fim, tiveram contacto com a Academia ADENE, que tem por objetivo qualificar profissionais para responder aos desafios da transição energética.

Ao longo dos dois dias da visita, a delegação arménia esteve com alguns dos parceiros da ADENE, como a RNAE- Associação de Agências de Energia e Ambiente, o Município de Cascais, a GoParity, a Lisboa E-Nova, o IN+/IST e a Fundação Galp, que enriqueceram o programa com contributos valiosos. Foram ainda apresentados alguns dos projetos europeus coordenados pela ADENE, como o LEAP4SME, focado na promoção da eficiência energética em pequenas e médias empresas, e destacados os esforços para sensibilizar o público e impulsionar investimentos sustentáveis em Portugal.

Na despedida da delegação, o Presidente da ADENE, Nelson Lage, sublinhou a importância desta visita que classificou como “uma experiência enriquecedora e inspiradora. Para a ADENE, foi um prazer partilhar o nosso trabalho e aprender mais sobre os desafios e iniciativas na Arménia”. Nelson Lage mostrou-se otimista com projetos como o R2E2, ao afirmar que estão reunidas as condições “para criarmos soluções conjuntas e fortalecermos os laços entre os nossos países na área da energia e da sustentabilidade”.

Esta visita reforça o papel da ADENE como referência europeia na promoção da transição energética e abre caminho para futuras colaborações entre Portugal e a Arménia na construção de um futuro mais sustentável. A troca de conhecimentos e experiências com o R2E2 é um exemplo inspirador de como parcerias internacionais podem acelerar o progresso rumo às metas climáticas globais. A ADENE está empenhada em liderar esta transformação, promovendo a inovação, formação e cooperação, trabalhando em conjunto com outras organizações internacionais com vista a alcançar um futuro energético mais limpo e eficiente.