ADENE

ADENE publica Guia de Boas Práticas para a Eficiência Energética em Sistemas de Refrigeração na Indústria

O peso dos consumos energéticos dos sistemas de refrigeração é significativo em muitos subsetores industriais, registando valores acima dos 10% e em alguns casos mais de 60%.

Considerando-se que o potencial de economia de energia tipicamente associado aos sistemas frigoríficos industriais pode atingir cerca de 20% – aproximadamente 313 GWh/ano e 147 200 toneladas equivalentes de CO2 – é, por si só, um forte incentivo para promover a racionalização desses consumos e potenciar uma maior eficiência energética. Além de ser um importante contributo no combate às alterações climáticas, terá certamente, impacto nos ganhos de competitividade, fundamentais na indústria portuguesa.

É neste contexto que a ADENE – Agência para Energia lança a publicação “Eficiência Energética em Sistemas de Refrigeração na Indústria – Guia de Boas Práticas”, a qual reúne um conjunto de orientações sobre a utilização mais eficiente da energia destes sistemas, possibilitando, simultaneamente, uma redução das emissões de gases poluentes que contribuem para o efeito de estufa.

Este guia pretende ser um suporte para melhorar a compreensão dos equipamentos de refrigeração industriais e de como é que as economias de energia podem ser alcançadas. As boas práticas apresentadas, assim com a indicação das tecnologias disponíveis nesta área, também conotadas com o frio industrial, são ferramentas de otimização para empresas ou técnicos, sejam engenheiros, operadores de manutenção, gestores de energia ou consultores e auditores energéticos. Uma literatura para consultar e reler com sugestões para tornar a indústria mais competitiva e com menores impactos ambientais.