ADENE +PRÓXIMA visita Monte do Pasto, em Cuba

A ADENE +PRÓXIMA é uma iniciativa da Agência para a Energia que tem como objetivo partilhar experiências e conhecer o trabalho desenvolvido no setor da energia, por diversas entidades, de norte a sul do país. No âmbito deste programa, uma delegação da ADENE visitou, a 6 de agosto, o Monte do Pasto, uma das maiores explorações pecuárias de Portugal, destacando-se pela criação semi-intensiva de bovinos.

Para receber a ADENE estiveram presentes Pedro Horta, Chief Operating Officer e Carlos Carrilho, responsável pela área da energia da CESL Asia, detentora das herdades.

O Monte do Pasto apresentou a sua estratégia de sustentabilidade, visível nas várias soluções implementadas, o seu plano de descarbonização e outros desafios que enfrenta no setor.

Durante a visita, foi possível conhecer a central com uma capacidade de 240 KW de potência (e uma produção anual de 203 KW), instalada em estruturas elevadas a 6 m de altura para assegurar uma área de sombreamento de 300m2 para os animais e, simultaneamente, permitir que estes possam manter os seus hábitos naturais. Conjuntamente com a instalação de baterias, a instalação solar fotovoltaica garante praticamente a autossuficiência da exploração, incluindo da fábrica de rações existente, com períodos de 97% da energia consumida assegurados.

A implementação desta central foi desenvolvida de forma concertada com um projeto de bem-estar animal, com as Universidades de Évora e do Minho, em que se concluiu que o sombreamento destes painéis é preferido pelos animais face às estruturas tradicionais, uma vez que as temperaturas ao nível do solo são mais baixas. Desta forma, para além dos benefícios evidentes de redução da fatura energética e das emissões resultantes da operação, a infraestrutura adquire um uso dual

As boas práticas implementadas incluem ainda uma preocupação com a sustentabilidade do ecossistema, através da redução do encabeçamento para diminuir a pressão, a adoção de práticas de circularidade, incorporando subprodutos da exploração na cadeia de valor, com produção de adubos naturais a partir dos dejetos animais, ou de subprodutos agrícolas de explorações parceiras na produção de rações.

A empresa procura ser um exemplo de como é possível aliar a produção pecuária em larga escala com práticas sustentáveis, éticas e inovadoras, contribuindo para um futuro mais equilibrado entre a atividade humana e o ambiente.

Mais informações sobre o Monte do Pasto no site.