ADENE

ADENE e Aldeias Históricas juntas na neutralidade carbónica

A Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP-ADT) assinou, em parceria com a ADENE, a E-REDES e Greenvolt Comunidades, um acordo com vista à neutralidade carbónica, para tornar as Aldeias Históricas de Portugal o primeiro destino turístico carbono neutro do país.

Na cerimónia de abertura do evento “Aldeias Históricas de Portugal rumo à Neutralidade Carbónica”, realizado esta sexta-feira, 17 de março, na Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, classificou a Rede de Aldeias Históricas como “um exemplo de boas práticas do desenvolvimento regional contribuindo activamente a sustentabilidade de 12 aldeias históricas localizadas no interior, atraindo talento e criando um ambiente empresarial propício ao empreendedorismo para todo este território.”

Ne mesma cerimónia, o Presidente da ADENE, Nelson Lage, salientou que a parceria da Agência para a Energia com as Aldeias Históricas visa “apoiar estes territórios a serem mais eficientes e autossuficientes do ponto de vista energético e hídrico, testando as mais diversas soluções para tornar as Aldeias Históricas mais sustentáveis e servindo de exemplo a novos territórios, quer a nível nacional, quer europeu.”

Por sua vez, a Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia, realçou que este projeto, “visa a evolução para a classificação de aldeias históricas sustentáveis a par com a intrínseca valorização do interior do país, o que demonstra que as políticas climáticas quando bem desenhadas são também indutoras de crescimento e de prosperidade.”

No decorrer do evento foi assinado um protocolo de Parceria entre a ADENE e as Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP-ADT), que pretende promover a relação de cooperação entre as duas entidades para a promoção da sustentabilidade, transição energética e eficiência de recursos das Aldeias Históricas de Portugal, rumo à neutralidade carbónica e à classificação de Aldeias Históricas Sustentáveis.

O desafio “Aldeias Históricas de Portugal rumo à Neutralidade Carbónica” passa por compatibilizar as mudanças associadas à descarbonização com a manutenção da identidade patrimonial e as peculiaridades de cada uma das 12 Aldeias Históricas.

Esta é uma transição que exige capacidade de atuação transversal, num processo colaborativo, no espírito da circularidade, transição energética e neutralidade carbónica como ato de responsabilidade, para o qual a Rede de Aldeias Históricas de Portugal conta com a sua rede de parceiros, cujo espírito de missão se enquadra nesta ambiciosa abordagem que procura elevar as Aldeias Históricas de Portugal ao estatuto de destino sustentável.

No final da cerimónia foi inaugurada pelo Presidente da ADENE e pelo Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, a escultura “Abril Solar” do artista Leonel Moura.


 

Sobre a Rede das Aldeias Históricas de Portugal

Entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, encontram-se 12 singelas aldeias onde apetece perdermos-nos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, surgem como paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, de épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje. São, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia.

No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22, a maior rota de Walking & Cycling na Europa e em Portugal, com cerca de 600 km. A Grande Rota 22 tem o selo Leading Quality Trails – Best of Europe, entregue pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).

As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial – e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION. E, em 2020, foram o primeiro destino a nível nacional a criar o “Manifesto do Turista Responsável”, lembrando aos seus visitantes a importância do respeito pela natureza.