A ADENE – Agência para a Energia, foi responsável pela atribuição do prémio Eficiência Energética Edifícios Novos, conquistado pela TownHouses, Belas Clube de Campo, no Prémio Nacional do Imobiliário 2018.

As preocupações na fase de conceção com o desenho arquitetónico do edifício, integradas com as soluções construtivas, passando ainda pelas soluções técnicas adotadas, incluindo a utilização de fontes de energia renovável e do seu armazenamento, contribuíram para que o empreendimento TownHouses atingisse uma classificação energética A+ – a mais alta na escala de 8 classes do Certificado Energético. A atribuição deste prémio contribui para consciencializar os portugueses da importância do Certificado Energético. É com base nesta premissa que nasce também a nova campanha da ADENE “Certificar é Valorizar”.

Para Manuel Bóia, Administrador da ADENE, “É para nós um orgulho distinguir projetos que são uma referência nacional. O nosso objetivo é que no futuro existam cada vez mais imóveis modernos e eficientes. Queremos que estes sejam uma aspiração nacional para a qualidade de vida de qualquer cidadão, em qualquer edifício novo ou reabilitado, sendo esta, precisamente, uma das razões que levou a ADENE a lançar a sua nova campanha “Certificar é valorizar”. Queremos que os portugueses estejam conscientes de que a obtenção do Certificado Energético é o primeiro passo para obter poupança e conforto, e a certeza de que é atribuído ao imóvel o valor que ele merece”.

Prémio Nacional do Imobiliário 2018

O TownHouses, Belas Clube de Campo, arrecadou a maior pontuação geral entre os concorrentes, destacando -se através de um excelente desempenho para aquecimento e arrefecimento ambiente, dos seus sistemas de energia renovável, bem como do seu sistema de ventilação cruzada dos espaços, que promovem o conforto térmico e a iluminação natural.

Nos vários critérios avaliados consideraram-se não só indicadores energéticos, mas também a utilização de sistemas de gestão de energia incorporando tecnologia SMART, e ainda a existência de sistemas que promovam a eficiência hídrica.

A cerimónia, que já é conhecida como a gala dos “Óscares do Imobiliário”, decorreu no Hotel Vila Galé Cascais. É uma iniciativa da revista Magazine Imobiliário que distingue as melhores infraestruturas ao nível dos Centros Comerciais, Escritórios, Habitação, Equipamentos Coletivos, Turismo, além do troféu para a Reabilitação Urbana.