
A COP30 que decorreu este ano entre 10 e 21 de novembro em Belém do Pará, Brasil, contou uma vez mais com a participação da ADENE – Agência para a Energia. No seguimento do balanço positivo da presença de Portugal nas duas edições anteriores da COP e de a COP30 ser realizada num país lusófono, o Governo português considerou pertinente continuar a dar visibilidade ao percurso que Portugal tem vindo a fazer na resposta às alterações climáticas com urgência e ambição, reforçando a presença nacional com o Pavilhão de Portugal, palco de vários eventos.
Sessão “Financiamento do Acesso à Eletricidade em África”
Em parceria com a Agência Internacional de Energia (AIE), a ADENE realizou esta sessão sobre o recém-lançado relatório da AIE “Financiamento do Acesso à Eletricidade em África”.
Nelson Lage, Presidente da ADENE, destacou um dos pontos principais deste documento que revela que “o financiamento anual para o acesso à eletricidade ainda está muito abaixo do necessário. Precisamos de um aumento significativo, cerca de seis vezes os níveis anuais atuais, totalizando perto de 130 mil milhões de euros até 2035. E isto implica compromisso, mas acima de tudo, verdade e ação.”
As conclusões do relatório “Financing Electricity Access in Africa” ficaram a cargo de Alexandra Bernal-Guzmán, Responsável da AIE pelo Programa para a América Latina.
Para Mary Burce Warlick, Diretora Executiva Adjunta da AIE, o relatório mostra que “o acesso universal à eletricidade em África pode ser realizado, na prática”.
O evento contou ainda com a participação do Secretário de Estado Adjunto e da Energia de Portugal, Jean Barroca, e de representantes dos governos de Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Protocolo de colaboração no âmbito da Economia Azul e Literacia do Oceano
A ADENE e a DGPM – Direção-Geral de Política do Mar (DGPM) assinaram um protocolo de colaboração no âmbito da Economia Azul e Literacia do Oceano que pretende contribuir para o cumprimento dos objetivos nacionais e europeus de neutralidade climática, inovação e sustentabilidade dos oceanos.
Este protocolo contou com a assinatura de Ana Paula Rodrigues, Vice-presidente da ADENE e Marisa Lameiras da Silva, Diretora-Geral da DGPM, e com a presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria Da Graça Carvalho e do Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro.
Sessão “Women 4 Our Climate – Global Coalition”
Organizada pela BUSINESS as NATURE (BasN) e apoiada pela ADENE, foi apresentada nesta sessão a Declaração das Mulheres pela Transição Energética, e lançada a Global Coalition Gender & Climate, promovida por Portugal e Brasil.
Ana Paula Rodrigues, participou neste evento, onde abordou o tema “Mulheres pela Transição Energética – Desafios e Oportunidades”, reforçando que as mulheres podem ser e já são agentes ativos na transição energética, dando o exemplo de algumas das ações da ADENE nesta área.
Reuniões Bilaterais
Nelson Lage e Luís Silva, Diretor de Cooperação e Relações Institucionais da ADENE reuniram-se com:
- Polo SEBRAE de Energias Renováveis – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa, com a presença de Lorena Alves, Gestora do Polo de Energias Renováveis. Teve como objetivo avaliar e reafirmar o interesse que a ADENE e o SEBRAE/RN atribuem à necessidade de operacionalização do protocolo de colaboração assinado em 2024.
- OLADE – Organização Latino-Americana de Energia com Gloria Alvarenga, Director of Energy Integration, Access and Security. Um momento para discutir e encontrar temas de interesse comum com vista à elaboração de um Plano de Ação para 2026 que defina um conjunto de atividades a desenvolver pela ADENE e OLADE. Alguns dos temas-chave abordados passaram pela eficiência energética dos edifícios e da indústria, literacia e pobreza energética, produção descentralizada e o Observatório da Energia da ADENE e Observatório Ibérico da Energia.
- Agência de Energia da Coreia – KEA (Korea Energy Agency) com a presença de Sanghoon Lee, Presidente, Embaixador Boonam Shin, Diretor Executivo, Mr. Junghoon Yang, Diretor e Ms. Yun Kyong Park, Diretor da Divisão de Cooperação Internacional. Teve como finalidade a preparação da participação da ADENE e KEA na 8.ª edição do BEHAVE, Conferência Europeia sobre Comportamento e Eficiência Energética, evento bianual que se realiza a 11 e 12 de dezembro em Paris. organizado pela Rede Europeia de Energia (EnR), organizado pela ADEME (Agência de Energia de França), e em cujas Comissões Organizadora e Científica a ADENE participa.
Outras sessões
Nelson Lage participou na:
- Conferência “From Resources to Climate Action: Science-Based Pathways for Energy and Material Transition”, organizada pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), no Pavilhão de Portugal. Tendo sido abordado o tema de como conceber políticas eficazes e apoiar a indústria e as comunidades na adoção de soluções sustentáveis. Foram ainda destacadas as oportunidades de colaboração, posicionando Portugal como um centro de conhecimento para a diplomacia científica na ação climática.
- Conferência “Climate & Energy Transition Forum”, organizada pela Agência de Energia da Coreia (KEA), no Pavilhão da Coreia, com a presença do Ministro do Clima, Energia e Ambiente Coreano, Mr. Kim Sungwhan e do Secretário de Estado Adjunto e de Energia de Portugal, Jean Barroca. O contributo insere-se no âmbito da cooperação entre a ADENE e a KEA.
Por sua vez, Ana Paula Rodrigues participou na Sessão “Educação como motor para um futuro mais Azul: O papel da Literacia do Oceano como garantia de um Oceano saudável e uma Economia Azul Sustentável” promovida pela DGPM, onde foram partilhadas as atividades da ADENE que também contribuem para a Literacia do Oceano e boas práticas e experiências neste âmbito por vários países e organizações presentes na sessão.
O papel ativo da ADENE na COP30 reforça o seu compromisso com a cooperação internacional como forma crucial para enfrentar os desafios energéticos e climáticos.








