
A ADENE e a Direção Geral de Política do Mar (DGPM) assinaram, a 18 de novembro no Pavilhão de Portugal na COP30 em Belém do Pará, Brasil, um protocolo de colaboração no âmbito da Economia Azul e Literacia do Oceano que pretende contribuir para o cumprimento dos objetivos nacionais e europeus de neutralidade climática, inovação e sustentabilidade dos oceanos.
Este protocolo contou com a assinatura de Ana Paula Rodrigues, Vice-presidente da ADENE e Marisa Lameiras da Silva, Diretora-Geral da DGPM, e com a presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho e do Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro. O protocolo tem como objetivo contribuir para a promoção e desenvolvimento de projetos de energia renovável oceânica, incluindo a partilha de informação e conhecimento técnico e científico, a cooperação no desenvolvimento de políticas públicas nesta área, a promoção da literacia energética e oceânica e a formação especializada no contexto da Economia Azul.
A DGPM é a entidade responsável por avaliar e atualizar a Estratégia Nacional para o Mar (ENM), elaborar e propor a política nacional do mar nas suas diversas vertentes. Outras das suas competências passam por planear e ordenar o espaço marítimo nos seus diferentes usos e atividades, acompanhar e participar no desenvolvimento da Política Marítima Integrada da União Europeia, promover a cooperação nacional e internacional no âmbito do mar e desenvolver iniciativas de Literacia do Oceano.
Ainda na COP30 e com foco no tema da literacia do Oceano, Ana Paula Rodrigues, participou na sessão “Educação como motor para um futuro mais Azul: O papel da Literacia do Oceano como garantia de um Oceano saudável e uma Economia Azul Sustentável” promovida pela DGPM, onde foram partilhadas as atividades da ADENE que também contribuem para a literacia do oceano e boas práticas e experiências neste âmbito por vários países e organizações presentes na sessão.
A promoção da Literacia do Oceano é crucial para uma maior difusão da informação e sensibilização de toda a sociedade para a necessidade de garantir a sustentabilidade do Oceano.


