Indústria Verde em visita da ADENE +Próxima à Navigator

A ADENE +PRÓXIMA é uma iniciativa da Agência para a Energia que tem o objetivo de partilhar experiências e conhecer o trabalho desenvolvido no setor da energia, por diversas entidades, de norte a sul do país. No âmbito desta, uma delegação da ADENE, presidida por Bruno Veloso, Vice-Presidente da ADENE, visitou, a 12 de novembro, locais de referência na área da Indústria Verde, em Aveiro, com a colaboração e apoio da The Navigator Company.

Na parte da manhã foi possível conhecer o RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e do Papel, um centro de investigação privado, sem fins lucrativos, reconhecido como entidade EU-BIC, Membro da Rede de Associações e Clubes para a UNESCO e dos Centros de Tecnologia e Inovação (CTI). A atuação do RAIZ visa otimizar, numa ótica de custo-benefício, as vantagens competitivas da fileira silvo-industrial nacional e da Navigator, garantindo a sua sustentabilidade. Neste âmbito, foram apresentadas as atividades que desenvolvem para a produção e transformação de conhecimento em produtos, tecnologia e serviços nos domínios da floresta, pasta, papel UWF, embalagem e tissue. Foram também apresentados projetos desenvolvidos e promovidos no desenvolvimento de novos bioprodutos celulósicos, biomateriais e biocombustíveis, e as atividades de disseminação de conhecimento e sensibilização, nomeadamente, à comunidade escolar. Foi ainda realizada uma visita aos laboratórios e à fábrica-piloto, onde são testadas as soluções de inovação apresentadas.

A tarde foi dedicada a visitar o Complexo Industrial de Cacia da Navigator, internacionalmente reconhecido pelas suas pastas “desenhadas” para aplicações especiais, muito apreciadas pelos exigentes clientes europeus. Com um volume anual de 320 mil toneladas de pasta branqueada de eucalipto, para transformação em papéis especiais como décor, filtros, cigarros e tissues de alta qualidade, o Complexo Industrial de Cacia tem atualmente uma central de cogeração a biomassa associada à fábrica de pasta e uma central termoelétrica de biomassa para a produção de energia renovável.

Foi possível visitar a fábrica de pasta e a área de desenvolvimento do tissue, sendo apresentada a estratégia e respetivas medidas implementadas na área da energia, integrada para reduzir consumos e emissões, alinhada com os objetivos de descarbonização e transição energética. A empresa aposta em soluções inovadoras que aumentam a independência energética e promovem a utilização de fontes renováveis, como biomassa e energia solar, garantindo maior resiliência e competitividade.

Entre as principais iniciativas, salientam-se:

  • Substituição de caldeiras a gás natural por sistemas alimentados a biomassa, reduzindo significativamente as emissões de carbono;
  • Instalação de centrais fotovoltaicas para produção de eletricidade para autoconsumo, diminuindo a dependência da rede elétrica e as emissões indiretas;
  • Integração da eficiência energética como pilar estratégico, contribuindo para os objetivos nacionais e europeus de neutralidade carbónica.

Esta visita da ADENE + Próxima permitiu constatar como a indústria nacional aposta cada vez mais em processos que permitem a sua descarbonização, tornando o setor mais sustentável.