Reforço da cooperação ibérica no domínio da energia

A ADENE – Agência para a Energia e o IDAE – Instituto para la Diversificación y Ahorro de la Energía realizaram hoje, em Madrid, uma reunião bilateral de trabalho dedicada à definição do plano de cooperação para 2026.

O encontro, que contou com a presença do Presidente da ADENE, Nelson Lage e do Diretor-Geral do IDAE, Miguel Rodrigo, permitiu identificar áreas prioritárias de colaboração entre as duas agências nacionais de energia, nomeadamente:

– o desempenho energético de produtos,

– a energia solar e as comunidades de energia,

– a eficiência energética na indústria,

– o combate à pobreza energética.

Esta reunião reforça o compromisso conjunto de Portugal e Espanha na promoção de políticas e projetos que acelerem a transição energética e contribuam para uma Europa mais eficiente, sustentável e solidária.

A colaboração institucional ibérica é, cada vez mais, um vetor estratégico para a competitividade, a inovação e a inclusão no setor da energia.