A partir de hoje as empresas têm disponível um instrumento no caminho para a descarbonização das frotas, o MOVE+ Empresas. A ADENE lançou esta manhã, no auditório das Águas de Portugal, este novo sistema de avaliação e classificação que visa apoiar as entidades na sua transição energética, no que concerne às práticas de mobilidade. Para isso, são avaliadas todas as práticas de mobilidade das entidades, desde as deslocações associadas à sua frota e operação, às deslocações de pessoas, como colaboradores e utilizadores, e ainda às deslocações de fornecedores, que estão associadas a práticas de contratação de bens e serviços.
Nelson Lage, Presidente da ADENE, referiu na abertura como este é “mais um passo decisivo para uma mobilidade corporativa verdadeiramente sustentável e para a descarbonização do setor.” José Martins Soares, Presidente da AdP Energias, que também abriu esta sessão, partilhou o caso das frotas das Águas de Portugal e a importância da eficiência neste setor, pelo elevado consumo energético anual.
Fátima Santos, Coordenadora de Desempenho e Negócios da TIS – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas, mostrou a visão setorial e o caso concreto do Plano de Mobilidade Empresarial da TIS. A Hélder Rodrigues, Coordenador de Mobilidade da ADENE, coube apresentar o MOVE+ Empresas, fazendo o seu enquadramento no MOVE+, a metodologia usada e os próximos passos.
A mesa-redonda “Como promover a mobilidade sustentável nas empresas?” moderada por Paulo Santos, Diretor de Sustentabilidade e Mobilidade da ADENE, contou com a participação de Bruna Ferreira, do Departamento de Sustentabilidade e Ambiente da Cartonagem Trindade, Luís Figueiredo, Country Manager de Portugal da Cooltra e Ricardo Pinto, Coordenador de Sustentabilidade Ambiental do Grupo Casais. Foi uma oportunidade para partilharem a realidade destas empresas e também como o MOVE+ as pode ajudar a alcançarem uma mobilidade mais sustentável.
Após o debate, foram entregues as primeiras classificações MOVE+ Empresas aos projetos-piloto presentes na sessão: Cartonagem Trindade, SA, Cooltra, Grupo Casais, TIS – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas e a Trafnor-TIS. Estas classificações foram entregues por Ana Paula Rodrigues, Vice-presidente da ADENE, que no encerramento destacou como este foi mais um momento em que a Agência para a Energia cumpre a sua missão de estar mais perto das empresas e dos cidadãos.




