
A ADENE – Agência para a Energia e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) celebraram um protocolo de colaboração que inaugura um novo ciclo de cooperação lusófona na área da sustentabilidade e da transição. A nova parceria visa impulsionar a eficiência energética e hídrica em Moçambique, com foco na capacitação técnica, na sensibilização das comunidades locais e também nos edifícios.
Durante a visita, esta quinta-feira, 16 de outubro, à Universidade Eduardo Mondlane, a delegação da ADENE, liderada pelo seu Presidente, Nelson Lage, foi recebida pelo Vice-Reitor, Mohsin Mahomed Sidat, e por representantes de faculdades e centros de investigação da UEM.
A delegação apresentou os princípios do Protocolo de Colaboração, sublinhando a “Rota da Energia PALOP”, uma iniciativa a desenvolver em vários países africanos de língua portuguesa, vocacionada para promover boas práticas de eficiência energética e hídrica através de ações de formação, demonstração e sensibilização pública.
Com este protocolo, a ADENE e a UEM valorizam as universidades como polos de conhecimento que, em articulação com as agências de energia, impulsionam a transição energética e climática nos países lusófonos, ligando a ciência às políticas públicas e ao seu desenvolvimento no terreno.