
A ADENE e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Brasil celebraram a 7 de outubro, na abertura da 6.ª edição do EVEx Lisboa, um protocolo de colaboração que é mais um passo na cooperação energética entre os dois países.
Constituindo-se como uma empresa pública federal sob a tutela do Ministério de Minas e Energia (MME), cujo objetivo principal consiste em garantir as bases para o desenvolvimento sustentável da infraestrutura energética do Brasil, a EPE tem como finalidade a realização de estudos e pesquisas destinados a apoiar o planeamento do sector energético do Brasil.
O protocolo assinado por Nelson Lage, Presidente da ADENE, e Thiago Prado Presidente da EPE, tem como objetivo desenvolver projetos e iniciativas nas áreas da energia e sustentabilidade, promovendo a troca de conhecimentos, nomeadamente no apoio à formulação e implementação de políticas públicas do sector da energia nos respetivos países, com destaque para os domínios das energias renováveis, da eficiência de recursos, da pobreza energética e das comunidades de energia.
“A ação climática é também cooperação entre dois continentes” afirmou Nelson Lage no momento da assinatura, acrescentando que esta é “a verdadeira energia do futuro”.
Esta parceria foi impulsionada pela participação e apoio institucional da ADENE ao EVEx, iniciativa que reúne, desde 2020, especialistas internacionais da área de energia, visando debater tendências, trocar experiências e encontrar plataformas de cooperação para acelerar a transição energética nos países da Península Ibérica e da América Latina – em especial, Brasil, Portugal e Espanha.
Este protocolo reflete a missão da ADENE na prossecução de uma transição energética justa, inclusiva e colaborativa não só a nível nacional, mas também no contexto internacional, e contribuir para enfrentar os desafios energéticos e climáticos do espaço ibero-latino-americano.