ADENE celebra 25 anos de energia para o futuro

A 29 de setembro de 2025, a ADENE celebrou 25 anos de energia com um dia marcado por vários momentos para assinalar este marco histórico.

 A Conferência “25 anos de energia para o futuro” organizada pela ADENE e pelo Ministério do Ambiente e Energia, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, na Nova School of Business and Economics, em Carcavelos, contou com a presença de líderes e especialistas nacionais e internacionais para pensar a energia não apenas como um desafio ambiental, mas como um motor de desenvolvimento económico, coesão social e soberania nacional.

Maria da Graça Carvalho, Ministra do Ambiente e Energia, frisou, na abertura, que a sua experiência com a ADENE se resume a três palavras: trabalha, executa, cumpre. Nelson Lage, Presidente da ADENE, lembrou que há 25 anos, quando a Agência para a Energia nasceu, colocou o cidadão no centro da transição energética, sendo com esse objetivo que a ADENE continua a existir nos dias de hoje. Por sua vez, Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, deu nota de como o poder autárquico deve assumir um papel fundamental na luta contra as alterações climáticas.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, enviou uma mensagem especial, pois foi enquanto Primeiro-Ministro, em 2000, que assinou o decreto-lei que marcou o nascimento da ADENE.

Jorge Moreira da Silva foi um dos Keynote Speaker da conferência. Com uma carreira dedicada à sustentabilidade, trouxe uma perspetiva única sobre “o papel da energia na transformação climática global e na justiça social”. Para o Subsecretário-geral da ONU e Diretor Executivo da UNOPS, é fundamental apostar nas energias renováveis por serem seguras e mais baratas, sendo mais acessíveis a todos. Destacou ainda o papel crucial da ADENE na reorientação de comportamentos, uma necessidade em vários setores da sociedade, para atingir os objetivos da transição energética.

Fatih Birol, Diretor Executivo da AIE – Agência Internacional de Energia, como Keynote Speaker internacional, trouxe à reflexão os “desafios e oportunidades da transição energética global”.  Uma das personalidades mais influentes do setor e defensor de uma transição energética rápida e justa, salientou o crescimento notável de Portugal na área da energia.

A Conferência “25 anos de energia para o futuro” foi também palco para distinguir três personalidades cuja ação e visão marcaram de forma decisiva, nestes últimos 25 anos, o setor energético a nível nacional, europeu e internacional. Maria da Graça Carvalho, João Manuel Esteves, Secretário de Estado do Ambiente, Nelson Lage, Ana Paula Rodrigues e Bruno Veloso, Vice-Presidentes da ADENE, entregaram os galardões a:

• Vitor Santos – Prémio Nacional “Carreira Energia”

• Dominique Ristori – “Energy Lifetime Achievement” European Award

• Fatih Birol – “Energy Lifetime Achievement” International Award

Os Prémios “Carreira Energia”, desenhados pelo artista Leonel Moura, simbolizam a ideia de que a energia é feita de pessoas, de trajetórias e de compromisso.

Assunção Cristas, ex-Ministra da Agricultura e do Mar, Artur Trindade, ex-Secretário de Estado da Energia, João Pedro Matos Fernandes, ex-Ministro do Ambiente e da Transição Energética, juntaram-se na mesa-redonda de alto nível “25 Anos de Energia – Política, Poder e Futuro”. No debate, moderado por José Pedro Frazão da Rádio Renascença, abordaram os últimos 25 anos de política energética em Portugal, as decisões que moldaram o setor, qual o papel do poder político e os desafios para o futuro.

João Pedro Matos Fernandes refletiu como Portugal tem o poder de gerar 100% da eletricidade que consome e como atualmente existe uma consciência clara que a aposta nas renováveis tem vantagens ambientais e económicas. Sobre desafios futuros, Assunção Cristas gostaria que Portugal fosse um país gerador de energia com fonte no mar ou nas ondas. A eficiência energética é, para Artur Trindade, um pilar fundamental da política energética.

O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, Jean Barroca, na sessão de encerramento, realçou que a ADENE é hoje um dos elementos essenciais para a construção de um Portugal mais eficiente e justo, contribuindo para a transformação energética do país. Destacou ainda o trabalho dos profissionais da ADENE, que permite responder aos desafios atuais e antecipar os futuros.

Paula Abreu Marques, Chefe de Unidade e Vice-Diretora da Direção-Geral de Energia da Comissão Europeia, em representação do Comissário de Energia e Habitação, Dan Jørgensen, trouxe a perspetiva europeia sobre os desafios energéticos futuros, destacando o crescimento das políticas energéticas nos últimos 25 anos, dando exemplo de algumas que têm sido essenciais na transição energética.

Ainda no âmbito da celebração dos 25 anos da ADENE, juntámos três ex-CEOs de referência no setor energético, António Mexia, Nuno Ribeiro da Silva e António Sá da Costa e 15 jovens profissionais do setor, no Almoço “Diálogo 25 anos de energia” que ligou gerações, visões e perspetivas sobre o futuro da energia em Portugal. Em parceria com os Future Energy Leaders Portugal da Associação Portuguesa da Energia, este encontro permitiu um diálogo aberto e construtivo sobre o tema energia e a partilha de experiências entre os participantes. Participaram ainda neste evento os Vice-Presidentes da ADENE, Ana Paula Rodrigues e Bruno Veloso, o Presidente da APE, António Coutinho e o Presidente dos FELPT, Bruno Santos.

O dia terminou com um encontro dos colaboradores da ADENE, num momento de convívio, descontração e música, que contou também com a presença do ex-diretor-geral da Direção-Geral de Energia da Comissão Europeia, Dominique Ristori, que partilhou a sua experiência de mais de 40 anos na área da energia.

Veja o vídeo da conferência.