Apagão – Quando a energia falha cada decisão conta

Na sequência do apagão elétrico que afetou todo o território nacional, a ADENE reforça a importância de os cidadãos estarem bem informados e preparados para lidarem com situações de emergência energética, mas também para fazerem escolhas conscientes no seu dia a dia, que promovam uma maior autonomia, eficiência e poupança.

Gerido pela ADENE, o portal Poupa Energia é uma ferramenta gratuita que permite a qualquer consumidor comparar e escolher o tarifário de eletricidade ou gás natural mais adequado ao seu perfil de consumo. Esta escolha informada é um passo essencial para uma gestão mais eficiente da energia em casa.

Mas mais do que poupar, é crucial estar preparado. A experiência do recente apagão veio lembrar que há medidas simples e eficazes que todos podemos adotar para proteger os nossos equipamentos, garantir conforto mínimo e manter a ligação à informação.

Entre essas medidas destacam-se:

  • Desligar os disjuntores de zonas sensíveis da casa (cozinha, sala, internet) durante o apagão, evitando danos quando a energia for restabelecida;

  • Garantir que o quadro elétrico está bem identificado, para facilitar uma atuação rápida e segura;

  • Utilizar tomadas com interruptor e dispositivos como UPS, que aumentam a proteção e asseguram alguma autonomia;

  • Manter o frigorífico e o congelador fechados, preservando os alimentos o máximo possível;

  • Reduzir o consumo de água, especialmente em edifícios que dependem de bombas elétricas;

  • Ter lanternas, powerbanks e rádios prontos a usar, garantindo luz e acesso à informação em qualquer momento.

O Poupa Energia não substitui estas medidas práticas, mas ajuda os cidadãos a melhor compreender a sua fatura, a sua instalação e o seu consumo energético. Num contexto de maior pressão sobre os sistemas energéticos, cada escolha conta.

O portal está disponível em https://poupaenergia.pt/ e também os conselhos, em https://poupaenergia.pt/dicas/falha-de-energia-eletrica/