
No âmbito do protocolo de colaboração entre a ADENE – Agência para a Energia e a Korea Energy Agency (KEA), Nelson Lage, Presidente, e Ana Paula Rodrigues, Vice-Presidente da ADENE, receberam hoje, 24 de abril, a visita de uma delegação da agência nacional de energia da República da Coreia, chefiada pelo Embaixador Boonam Shin, um dos diretores executivos da KEA, e composta ainda por Seongkwen Kang, Yun Kyong Park, Jaehong Kim e Jisoo Han.
A visita teve início com uma reunião de trabalho nas instalações da ADENE onde foram abordadas as atividades de ambas as agências, nomeadamente as Comunidades de Energias Renováveis, Observatório Nacional da Pobreza Energética, o Sistema de Certificação Energética dos Edifícios em Portugal e a nova EPBD da União Europeia, por parte da ADENE e, por parte da KEA, os Programas de Vales de Energia e as Políticas de Eficiência Energética dos Edifícios da Coreia. Em representação da ADENE estiveram presentes Rui Fragoso, Diretor de Edifícios e Eficiência de Recursos, Luís Silva, Diretor de Cooperação e Relações Institucionais, Manuel Casquiço, Diretor de Indústria e Transição Energética e Cláudia Vitorino, Técnica Especialista da Direção de Cooperação e Relações Institucionais.
Dado o interesse demonstrado pela KEA em projetos de eficiência energética e energias renováveis, em especial no domínio da produção descentralizada, José Queirós de Almeida, CEO da Greenvolt e o Prof. José Francisco Rodrigues, Presidente da Academia das Ciências de Lisboa, receberam a delegação no projeto de autoconsumo coletivo da Academia das Ciências de Lisboa, desenvolvido pela Greenvolt. Foi possível perceber o funcionamento da Unidade de Produção de Autoconsumo, implantada no telhado da Academia, que tem o objetivo de fornecer eletricidade não só às próprias instalações mas também aos edifícios vizinhos.
A delegação foi recebida no Infinity, um edifício galardoado com o prémio de Melhor Empreendimento Imobiliário Residencial no Salão Imobiliário de Lisboa de 2024, onde José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, apresentou o projeto urbano.
Este encontro contribuiu para o reforço da colaboração entre a ADENE e a KEA, no que diz respeito aos temas em comum considerados no protocolo assinado em Lisboa a 1 de setembro de 2023.



