ADENE +PRÓXIMA visita CS Wind Portugal e Administração do Porto de Aveiro

A ADENE +PRÓXIMA é uma iniciativa da Agência para a Energia que tem o objetivo de partilhar experiências e conhecer o trabalho desenvolvido pelas empresas no setor da energia. No âmbito das suas atividades, uma delegação da ADENE visitou a 15 de abril a zona de Aveiro.

A primeira interação foi com a CS Wind Portugal, uma empresa líder no setor eólico nacional, do grupo sul-coreano CS Wind Corp, que começou a investir em Portugal em 2021 com a compra da ASM Industries e em 2023 anunciou um investimento de 100 milhões de euros na sua fábrica de torres eólicas offshore e partes de fundações fixas offshore em Aveiro, e mais 15 milhões de euros na sua unidade em Sever do Vouga. Os representantes da ADENE tiveram a oportunidade de assistir à partilha de uma apresentação sobre a atividade e futuros projetos da CS Wind, onde foi possível perceber como os fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) são os valores centrais da sua gestão, como intuito de responder ativamente às alterações climáticas e às exigências sociais atuais. No final foi efetuada uma visita à fábrica de torres eólicas.

Da parte da tarde, a delegação da ADENE reuniu com a Administração do Porto de Aveiro e tomou conhecimento dos diversos projetos, iniciativas e investimento que têm feito com vista ao crescimento da atividade e à promoção da sustentabilidade. Entre os vários investimento concretizados e em curso, destaque para a produção de eletricidade de base renovável e modernização das infraestruturas fundamentais para a atividade do porto incluindo a construção de uma subestação elétrica de alta e média tensão e a instalação de equipamento para o fornecimento de energia aos navios durante a sua estadia no porto (sistema OPS). 

A CS Wind Portugal e Administração do Porto de Aveiro são exemplos de conciliação do desenvolvimento económico com a sustentabilidade e a transição energética.