
A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, inaugurou hoje o novo Espaço Energia “Lisboa Clara”, nos Olivais, numa cerimónia que contou também com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e do Presidente da ADENE, Nelson Lage.
Instalado na Praça José Queirós, o novo Espaço Energia reforça o compromisso da cidade de Lisboa com a transição energética e insere-se na estratégia municipal de promover a eficiência energética e combater a pobreza energética com soluções acessíveis e próximas dos cidadãos.
“Lisboa é um exemplo no combate às alterações climáticas, não apenas pelas políticas adotadas, mas pelo envolvimento das pessoas na transformação da cidade. O sucesso deste Espaço Energia será também o sucesso da transição energética, que tem de ser solidária, que não deixe ninguém para trás e que cuide, em primeiro lugar, de quem enfrenta mais dificuldades”, afirmou Maria da Graça Carvalho.
Por sua vez, o Presidente da ADENE, Nelson Lage, sublinhou que “não só superámos a meta dos 50 balcões Espaço Energia, como já contamos com 86 espaços em todo o país e o número continua a crescer. Também ultrapassámos largamente a meta de formação, com mais de 450 técnicos capacitados num tempo recorde, com manuais próprios, plataforma digital e apoio técnico permanente”.
O Espaço Energia funciona como balcão único de atendimento ao cidadão em matérias como eficiência energética, energias renováveis, reabilitação urbana, autoconsumo e literacia energética. Ajudam as famílias a reduzir consumos, melhorar o conforto das suas habitações e aceder a apoios como o Vale Eficiência, cujo período de candidaturas decorre até 30 de maio de 2025.
“O Espaço Energia não é um projeto da ADENE. É um movimento coletivo. Um novo capítulo na relação entre energia e cidadania. É o futuro a ganhar forma, com um balcão de cada vez”, concluiu Nelson Lage.
A Rede Espaço Energia funcionará em articulação com o Observatório Nacional da Pobreza Energética e será decisiva na implementação e divulgação de futuros programas como o E-Lar e os Bairros Mais Sustentáveis.
Toda a informação sobre a Rede e o apoio à constituição de novos espaços pode ser consultada em www.redeespacoenergia.pt e www.fundoambiental.pt.


