
A ADENE +PRÓXIMA é uma iniciativa da Agência para a Energia que tem o objetivo de partilhar experiências e conhecer o trabalho desenvolvido pelas empresas no setor da energia.
Neste âmbito, uma delegação da ADENE visitou a 17 de março uma das lojas Mercadona, onde foi aplicado o modelo de “Loja Eficiente” a todos os níveis, desde a energia à sustentabilidade.
O aproveitamento de calor dos processos de refrigeração, iluminação eficiente com controlo automático de intensidade, equipamentos eficientes, painéis solares que dão resposta à potência instalada em loja e carregadores de veículos elétricos, são algumas das características desta instalação.
Durante a visita, os representantes da ADENE tiveram a oportunidade de conhecer algumas das soluções implementadas ao nível da sustentabilidade como o reaproveitamento de plásticos, venda de produtos plásticos reciclados, reciclagem de cartão, recolha de produtos perto do prazo de fim de validade e doação a instituições de solidariedade.
São ações como estas que fazem das lojas Mercadona um exemplo do modelo de negócio com viabilidade financeira e sustentabilidade a apostar no futuro.