ADENE

1.º Fórum Europeu de Jovens na Energia chega ao fim com a apresentação de um ‘position paper’ sobre o papel da juventude no futuro da transição energética europeia

Terminou esta terça-feira, 22 de novembro, a European Youth Energy Forum (EYEF), coorganizado pela European Youth Energy Network (EYEN) e pela European Energy Network (EnR), presidida pela ADENE em 2022, onde durante três dias, no Pavilhão do Conhecimento, 45 jovens europeus de mais de 20 países, trabalharam intensamente no position paper sobre “O papel da juventude no futuro da transição energética europeia”.

No documento estão inscritas 12 propostas, divididas por três áreas, que visam melhorar o envolvimento dos jovens na transição energética: 

  • Formulação de políticas: garantir a representação, inclusão e contribuição dos jovens na formulação de políticas energéticas em todos os estados-membros da UE.
  • Transferência de conhecimento e educação: fornecer educação sobre transição energética e crise climática e superar o desafio dos jovens que não têm acesso à educação gratuita e estágios e empregos remunerados.
  • Setor privado: dar visibilidade aos jovens profissionais que acabaram de começar a trabalhar e garantir que têm boas oportunidades para iniciar e desenvolver as suas carreiras.

 

A sessão, desta manhã, contou ainda com um debate entre os jovens e um painel de especialistas para discutir o potencial e a viabilidade das medidas apresentadas, na qual estiveram presentes Shubham Sethi (YES-Europe), Mariana Figueiredo (FELPT), Melissa Mani (PoliEnergy), Laura Pereira (Reboot), Lindsay Bell-Etkin (Student Energy) e Maria Santos (ZERO). 

A Sessão de Encerramento, no Pavilhão do Conhecimento, foi também palco da assinatura de um Memorando de Entendimento entre a European Energy Network (EnR) e a European Youth Energy Network (EYEN), que permite a colaboração entre as duas instituições de modo a envolver os jovens e promover a transição energética na Europa.  

Nelson Lage, Presidente da ADENE, afirmou aos jovens que “A ADENE e a EnR estão do vosso lado, e queremos continuar esta caminhada, que agora se inicia, para desenvolver novos projetos e parcerias em todas as geografias e com um número cada vez maior de agências de energia. Estamos do vosso lado porque acreditamos nos jovens e em como a vossa participação é o único caminho para uma transição energética justa, coesa e democrática.”