ADENE

ADENE reúne especialistas internacionais em eficiência energética

logo odyssee-mureA ADENE – Agência para a Energia promove em Lisboa, a realização da segunda sessão regional de formação do projeto ODYSSEE-MURE sobre a avaliação de programas e medidas de eficiência energética.

Este projeto pretende promover a monitorização dos consumos de energia e as tendências de eficiência energética. A avaliação de medidas de eficiência energética por país e por setor de atividade é outro dos objetivos pelos quais estarão reunidos 37 parceiros, entre os quais representantes dos 28 Estados Membros da UE, da Noruega, Sérvia e Suíça.

 

equipamentos de aquecimento

O debate centrar-se-á em melhorar a compreensão dos indicadores de eficiência energética e a partilha entre os diferentes países perspetivando a otimização de resultados. Outro tema em análise, prende-se com avaliação de políticas de eficiência energética e os benefícios decorrentes, com a apresentação de metodologias e casos de estudo.

Refira-se que o ODYSSEE-MURE assenta na existência de duas bases de dados complementares de internet, que são atualizadas regularmente pelos parceiros do projeto: uma é a ODYSSEE, que contém indicadores de eficiência energética e emissões de CO2, com informação sobre o consumo de energia global e por setor de atividade; e outra a MURE, que inclui a descrição das medidas de eficiência energética implementadas a nível da UE ou nacional.