ADENE e APED colaboram na promoção da etiquetagem energética de sistemas de aquecimento

09/06/2017

No âmbito do regulamento da etiquetagem energética de produtos e sistemas de aquecimento, em vigor desde setembro de 2015, a APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, realizou, no dia 24 maio, com a colaboração da ADENE, uma sessão para os seus associados, que teve como objetivo fomentar uma boa adoção prática do mesmo, promovendo o debate com os técnicos envolvidos neste tema.

Além da etiquetagem de aquecimento foi, igualmente, apresentado na sessão o contexto legislativo da etiquetagem energética, com destaque para a nova proposta de regulamento que está em fase final de discussão e que trará grandes alterações ao mercado.

O Manual de Etiquetagem Energética, recentemente lançado pela ADENE, serviu de apoio esta sessão que contou com a presença de vários associados da APED. Foram discutidos diversos temas relativos à etiquetagem, em particular as responsabilidades dos retalhistas no contexto da etiquetagem energética de produtos e sistemas de aquecimento.

Desde que esta legislação entrou em vigor, foram desenvolvidas diversas atividades de formação e promoção da nova etiqueta junto de profissionais e consumidores.

Esta sessão foi desenvolvida no âmbito do projeto Europeu Label Pack A+, e pretendeu ser uma introdução ao tema da etiquetagem energética, tendo como objetivo fomentar o estabelecimento de parcerias com os associados da APED para a organização de futuras sessões de formação.

A APED é um dos membros da Plataforma de Stakeholders Nacional do projeto Label Pack A+ com a qual tem colaborado ativamente.

Versão em pdf.

Informações adicionais: