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ADENE - Agência para a Energia









                      ADENE - Agência para a Energia
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                                               ADENE - Agência para a Energia
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                           podem  ser  diretamente  detidos  por  uma  unidade  do  setor  público  ou,
                           indiretamente, por unidades do setor público em globo (…);

                      b)   Direitos de nomear, vetar ou demitir pessoal-chave. Se o controlo da política geral
                           for  efetivamente  determinado  por  membros  influentes  do  conselho  de
                           administração,  como  o  diretor  executivo,  o  presidente  e  o  diretor  financeiro,  o

                           poder de nomear, vetar ou demitir esses membros do pessoal reveste-se de uma

                           importância maior;
                      c)   Direitos de nomear, vetar ou demitir a maior parte das pessoas que são nomeadas
                           para  comités-chave  da  entidade.  Se  fatores-chave  da  política  geral,  como  a

                           remuneração dos quadros superiores e as estratégias remuneratórias e de gestão

                           empresarial,  forem  delegados  em  subcomités,  os  direitos  de  nomear,  demitir  ou
                           vetar os diretores destes subcomités são determinantes para estabelecer o controlo;
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                      d)   Detenção da maioria dos direitos de voto. Tal determina normalmente o controlo,

                           se as decisões forem adotadas na base de um voto por ação. As ações podem ser

                           detidas  direta  ou  indiretamente,  sendo  agregadas  as  ações  detidas  por  todas  as
                           unidades do setor público. Se as decisões não forem tomadas na base de um voto
                           por ação, a situação deverá ser analisada a fim de apurar se o setor público detém

                           um voto maioritário; (…)

                      h)  Controlo através de regulamentação excessiva. Quando a regulamentação for tão
                           rigorosa que efetivamente dite a política geral da empresa, isso é uma forma de
                           controlo. Em alguns casos, as autoridades públicas podem ter uma intervenção

                           regulamentar muito acentuada, especialmente em domínios como os monopólios e

                           os serviços de utilidade pública privatizados em que existe um elemento de serviço
                           público.  Pode  existir  uma  intervenção  regulamentar  em  domínios  importantes,
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                           como a fixação de preços, sem que a entidade ceda o controlo da política geral. Do
                           mesmo modo, o facto de poder optar por entrar ou operar num ambiente muito

                           regulamentado é um indicador de que a entidade não está sujeita a controlo;
                      i)   Outros.  O  controlo  pode  também  decorrer  de  poderes  ou  direitos  estatutários
                           incluídos no ato constitutivo da entidade para, por exemplo, limitar as atividades,

                           os objetivos e os aspetos operacionais, aprovar orçamentos ou impedir a entidade

                           de alterar os seus estatutos, se dissolver, aprovar dividendos, ou terminar a sua
                           relação com o setor público. Considera-se que uma entidade que seja integral ou



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