Page 28 - Plano de Atividades e Orçamento (PAO) 2025
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turísticos que ateste a efetiva redução do consumo de água e o compromisso das

               empresas com a implementação de medidas de eficiência hídrica que contribuam
               para a poupança e gestão sustentável da água no âmbito da RCM n.º 26-A/2024,
               de 20 de fevereiro, que reconhece a situação de alerta na região do Algarve por
               motivo de seca e aprova um quadro de medidas de resposta.

               Adicionalmente, no âmbito do Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e

               Gestão de Águas Residuais e Pluviais 2030 (PENSAARP 2030), aprovado em 5 de
               fevereiro  de  2024,  através  da  RCM  n.º  23/2024,  foi  estabelecido  o  sistema
               voluntário AQUA+ como fonte de informação para a métrica de desempenho de
               capitação doméstica total estimada.

               A ADENE tem igualmente um papel importante no âmbito da Estrutura de Missão

               para o Licenciamento de Projetos de Energias Renováveis 2030 (EMER 2030), que
               visa acelerar a concretização dos objetivos do PNEC 2030, integrando a Comissão
               de  Acompanhamento  que  irá  definir,  entre  outras  coisas,  os  prazos  de
               apresentação  dos  relatórios  de  acompanhamento  e  progresso,  pronunciar-se

               sobre os elementos de informação decorrentes do cumprimento das atribuições
               da EMER 2030 e prestar apoio e orientação técnica.

               O património social da ADENE é constituído pelas contribuições dos associados,
               no valor total realizado de €514.000,00 à data de 31 de dezembro de 2024. Deste
               valor, 76,46% (393.000,00 euros) pertencem a oito entidades públicas, sendo a

               DGEG, o LNEG, a Direção-Geral das Atividades Económicas e a APA os detentores
               das  maiores  participações.  As  restantes  entidades  públicas  detêm  pequenas
               participações,  sendo  o  remanescente  património  social  detido  por  entidades
               privadas.  Os  associados  públicos  e  privados  participam  nas  reuniões  da

               Assembleia Geral, mas não intervêm diretamente na gestão da ADENE.

               O  financiamento  da  atividade  da  ADENE  é  assegurado,  em  larga  medida,  pela
               receita no âmbito dos sistemas públicos dos quais é entidade gestora ou exerce
               funções de gestão ex vi legis (o SCE e o SGCIE), por contratos-programa com
               entidades  públicas,  e  pelos  rendimentos  provenientes  da  atividade  de  OLMC.

               Acrescem  ainda,  como  fonte  de  financiamento,  as  verbas  arrecadadas  na
               sequência da aprovação e candidaturas da ADENE, como beneficiária principal ou
               como  copromotora  ou  parceira,  a  programas  nacionais  e  internacionais  de
               atribuição de incentivos nas suas áreas de atuação.













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