Page 51 - Relatório de Execução Orçamental 2T 2024
P. 51
2.5.2 Digitalização e sistemas de informação
Ao nível da digitalização:
• Manutenção evolutiva e corretiva Digitalização e sistemas de informação no
dos vários portais da ADENE, com 2T 2024
particular destaque para a 100 % de satisfação do trabalho realizado
implementação de features, resolução igual ou superior a 4
de bugs, e desenvolvimentos no 87 % de cumprimento dos prazos estimados
1 atividade/projeto implementado relacionado
âmbito dos portais SCE, CLASSE+ e com segurança informática
Barómetro ECO.AP; 3.161 horas para implementação de melhorias
• Desenvolvimento, atualização, nas plataformas da ADENE
153 % de cumprimento dos pedidos recebidos
redesign e disponibilização de via GitLab
websites, com destaque para os
novos sites poupaenergia.pt, recrutamento.adene.pt,
novaetiquetaenergatica.pt, onpe.pt; criação de novas áreas no
movemais.pt, rotadaenergia.adene.pt, academia.adene.pt; melhorias no
aquamais.pt, planopoupancaenergia.pt, adene.pt e academia.adene.pt; e
publicação do climatecertificates.adene.pt.
Ao nível dos sistemas de informação:
• Prossecução das atividades de desenvolvimento da área de Business
Intelligence, designadamente ao nível do desenvolvimento e da
manutenção dos relatórios no âmbito dos avisos do Fundo Ambiental;
desenvolvimento de dashboard de monitorização do SGCIE; e
desenvolvimento de relatórios com informação financeira a disponibilizar
internamente na ADENE;
• Gestão e análise de dados, sendo que se destacam a manutenção e o
enriquecimento dos dados na base de dados réplica do SCE, e a melhoria
da solução para o PPE;
• Prossecução dos trabalhos no âmbito do sistema de datawarehouse para o
SCE, em substituição do atualmente alojado em datacenter da MEO, e
criação de solução de análise em cloud para servir como fonte de dados aos
dashboards;
• Acompanhamento da preparação, na componente das especificações
técnicas, do concurso de contratação de serviços para a gateway de
pagamentos da ADENE;
• Apoio na implementação do projeto de faturação eletrónica.
Ao nível dos sistemas de segurança, das infraestruturas e do apoio técnico
e suporte:
• Prossecução das atividades de apoio técnico e de suporte;
• Prossecução dos testes de intrusão e resolução de vulnerabilidade por forma
a garantir a segurança da infraestrutura dos portais institucionais;
• Gestão ao nível da segurança, de acessos e de infraestruturas de
datacenters (atual e futuro), de portais e da rede;
• Prossecução dos trabalhos no âmbito do datacenter cloud, nomeadamente
a migração do ambiente (OLMC e Barómetro ECO.AP);
REOT 2T 2024 51