Page 91 - Plano de Atividades e Orçamento (PAO) 2025
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Centro  de  Serviço  a  Clientes  da  ADENE  com  impacto  no  relacionamento  com
               parceiros  e  cidadãos,  e  a  prossecução  da  implementação  do  Plano  de
               Responsabilidade Social, incluindo componente ambiental, da ADENE.
               Ao nível da qualidade da gestão e dos processos prevêem-se as seguintes
               atividades:

                   •  Desenvolvimento de atividades  para a operacionalização de  Conselho de
                       Administração Sombra, um órgão consultivo constituído por um Presidente
                       e  dois  Vice-Presidentes  jovens,  com  mandato  de  um  ano,  tendo  como
                       objetivo a contribuição ativa para os processos de tomada de decisão por
                       parte do Conselho de Administração da ADENE;
                   •  Implementação de um sistema de gestão documental e arquivo eletrónico,
                       abrangendo todos os suportes documentais da ADENE;
                   •  Constituição de um repositório/catálogo de documentação técnica acessível
                       ao  universo  de  colaboradores  (Normas  Internacional  Organization  for
                       Standardization (ISO), publicações e livros técnicos);
                   •  Melhoria do repositório de informação interna global da ADENE, através do
                       recurso a plataformas eletrónicas;
                   •  Implementação da política da qualidade da ADENE com base nas Normas
                       ISO e, em particular, as atividades para o cumprimento da ISO 9001:2015,
                       numa  perspetiva  de  gestão  pela  qualidade,  desenvolvimento  de
                       instrumentos  de  inovação  na  gestão  e  de  modelos  orientados  para  a
                       excelência;
                   •  Consolidação do levantamento de processos de suporte e gestão no âmbito
                       do  sistema  de  controlo  interno,  e  desenvolvimento  de  manuais  de
                       procedimentos numa lógica de simplificação e melhoria de processos;
                   •  Identificação contínua de oportunidades de melhoria e desenvolvimento de
                       soluções  inovadoras  nas  práticas  de  gestão  e  desenvolvimento
                       organizacional, numa perspetiva de benchmarking com outros organismos,
                       nacionais e internacionais, e entidades congéneres;
                   •  Desenvolvimento  e  implementação  de  programas  de  desenvolvimento
                       organizacional;
                   •  Gestão do canal interno de denúncias e canal de reclamações ADENE;
                   •  Implementação  de  um  plano  de  melhoria  dos  serviços  do  Centro  de
                       Serviço a Clientes da ADENE e avaliação dos níveis de serviço, bem como
                       a prossecução do seu normal funcionamento;
                   •  Prossecução da implementação do Plano de Responsabilidade Social,
                       incluindo  componente  ambiental,  promovendo  um  papel  mais  ativo  de
                       todos os elementos da comunidade ADENE e melhorar a sua contribuição
                       para  o  desenvolvimento  sustentável.  A  implementação  deste plano  é  de
                       carácter contínuo e assente em quatro áreas distintas:
                          o  Pessoal:  promover  o  desenvolvimento  pessoal  e  o  bem-estar  dos
                              colaboradores;
                          o  Organizacional: dinamizar e potenciar a criação de novas relações
                              dinâmicas com as partes interessadas;
                          o  Social:  apoiar  o  desenvolvimento  de  iniciativas  de  carácter  social,
                              educativo,  cultural  e  ambiental,  que  contribuam  para  o
                              desenvolvimento  sustentável  e  o  bem-estar  social,  promovidas
                              diretamente ou em parceria com entidades externas;




               PAO 2025                                                                                83
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