Page 87 - Plano de Atividades e Orçamento (PAO) 2025
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8.5 CAPACITAÇÃO INTERNA E DESENVOLVIMENTO
ORGANIZACIONAL
8.5.1 RECRUTAMENTO E CAPACITAÇÃO DE VALOR
ACRESCENTADO
No ano de 2025 dar-se-á continuidade ao trabalho de resposta às necessidades
de recrutamento, no sentido da dotação desta Agência de RH qualificados e
adaptados à missão e necessidades emergentes, em particular, no atual contexto
de transição energética justa, climática e digital e de recuperação da economia. A
melhoria contínua e o reforço das competências técnicas, comportamentais e de
gestão serão objeto de particular atenção, através do alinhamento da formação
com as necessidades da organização e da aposta em formação específica
especializada, o que resulta do plano de formação 2024-2025 da ADENE.
Será ainda dado enfoque à melhoria dos processos de gestão de recursos, de
modo a garantir uma maior capacidade de resposta às várias necessidades de
gestão corrente, bem como a criação de dinâmicas internas para a motivação
contínua dos colaboradores.
Neste contexto e numa lógica de melhoria contínua, preveem-se as seguintes
atividades:
• Gestão contínua das necessidades de recrutamento, potenciando um
quadro de RH altamente qualificado e adaptado à missão da ADENE e às
necessidades da sociedade;
• Implementação do plano de formação, com foco em competências técnicas,
de gestão e comportamentais que sejam transversais à ADENE, por forma
a que os colaboradores atinjam 40h/ano de formação adequada à sua
função e perfil de competências, assegurando a preparação dos técnicos
nas áreas temáticas de intervenção da ADENE. O plano de formação,
alinhado com as necessidades da organização, inclui módulos com
diferentes durações e propósitos:
o Ciclos de formação interna com objetivo de partilha de conhecimento
e informação dentro da organização;
o Formação técnica, bem como na área de gestão e comportamentos;
o Formação em liderança e outros tipos de formações avançadas.
• Melhoria de processos de forma a garantir uma maior capacidade de
resposta às várias necessidades da ADENE e dos seus colaboradores;
• Prossecução da revisão e publicação de políticas e processos de RH, de
forma a dar continuidade à garantia a transparência, clareza, motivação e
retenção de colaboradores;
• Desenvolvimento de ferramentas, metodologias e práticas de comunicação
interna para potenciar a transferência de conhecimento interno e partilha
de experiências, procurando proporcionar sinergias e possibilitar um clima
de compromisso e altos níveis de motivação.
A ADENE propõe-se ainda a continuar a (re)concetualizar a função de RH,
introduzindo mecanismos-base para a estruturação de políticas estratégicas de
pessoas, que influenciem, diretamente e desde o primeiro momento, a experiência
e o envolvimento dos colaboradores, mas, também, o seu comportamento,
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