Page 87 - Plano de Atividades e Orçamento (PAO) 2025
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8.5  CAPACITAÇÃO INTERNA E DESENVOLVIMENTO
                          ORGANIZACIONAL

                      8.5.1          RECRUTAMENTO E CAPACITAÇÃO DE VALOR
                              ACRESCENTADO
               No ano de 2025 dar-se-á continuidade ao trabalho de resposta às necessidades
               de  recrutamento,  no  sentido  da  dotação  desta  Agência  de  RH  qualificados  e
               adaptados à missão e necessidades emergentes, em particular, no atual contexto
               de transição energética justa, climática e digital e de recuperação da economia. A
               melhoria contínua e o reforço das competências técnicas, comportamentais e de
               gestão serão objeto de particular atenção, através do alinhamento da formação
               com  as  necessidades  da  organização  e  da  aposta  em  formação  específica
               especializada, o que resulta do plano de formação 2024-2025 da ADENE.
               Será  ainda  dado  enfoque  à  melhoria  dos  processos  de  gestão  de  recursos,  de
               modo a garantir uma maior capacidade de resposta às várias necessidades de
               gestão  corrente,  bem  como  a  criação  de  dinâmicas  internas  para  a  motivação
               contínua dos colaboradores.
               Neste  contexto  e  numa  lógica  de  melhoria  contínua,  preveem-se  as  seguintes
               atividades:
                   •  Gestão  contínua  das  necessidades  de  recrutamento,  potenciando  um
                       quadro de RH altamente qualificado e adaptado à missão da ADENE e às
                       necessidades da sociedade;
                   •  Implementação do plano de formação, com foco em competências técnicas,
                       de gestão e comportamentais que sejam transversais à ADENE, por forma
                       a  que  os  colaboradores  atinjam  40h/ano  de  formação  adequada  à  sua
                       função e perfil de competências, assegurando a preparação dos técnicos
                       nas  áreas  temáticas  de  intervenção  da  ADENE.  O  plano  de  formação,
                       alinhado  com  as  necessidades  da  organização,  inclui  módulos  com
                       diferentes durações e propósitos:
                          o  Ciclos de formação interna com objetivo de partilha de conhecimento
                              e informação dentro da organização;
                          o  Formação técnica, bem como na área de gestão e comportamentos;
                          o  Formação em liderança e outros tipos de formações avançadas.
                   •  Melhoria  de  processos  de  forma  a  garantir  uma  maior  capacidade  de
                       resposta às várias necessidades da ADENE e dos seus colaboradores;
                   •  Prossecução  da  revisão  e  publicação  de  políticas  e  processos  de  RH,  de
                       forma a dar continuidade à garantia a transparência, clareza, motivação e
                       retenção de colaboradores;
                   •  Desenvolvimento de ferramentas, metodologias e práticas de comunicação
                       interna para potenciar a transferência de conhecimento interno e partilha
                       de experiências, procurando proporcionar sinergias e possibilitar um clima
                       de compromisso e altos níveis de motivação.

               A  ADENE  propõe-se  ainda  a  continuar  a  (re)concetualizar  a  função  de  RH,
               introduzindo mecanismos-base para a estruturação de políticas estratégicas de
               pessoas, que influenciem, diretamente e desde o primeiro momento, a experiência
               e  o  envolvimento  dos  colaboradores,  mas,  também,  o  seu  comportamento,




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