Page 90 - Plano de Atividades e Orçamento (PAO) 2025
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8.5.3 MELHORIA CONTÍNUA DO SISTEMA
ORÇAMENTAL E DE REPORTE
Numa lógica de melhoria contínua do sistema orçamental e de reporte,
prevêem-se as seguintes atividades:
• Prossecução das atividades relacionadas com tesouraria, contabilidade,
orçamento, controlo de gestão, faturação e reporte;
• Acompanhamento e reporte mensal da execução financeira e orçamental
de toda a atividade da ADENE, e apoio ao desenvolvimento de uma
dashboard em power BI para partilha de informação de âmbito orçamental,
financeiro e contabilistico, em articulação com as diversas áreas;
• Acompanhamento da execução financeira dos projetos e processos,
incluindo os projetos cofinanciados e respetiva articulação com os
respetivos gestores;
• Desenvolvimento e monitorização contínua de procedimentos de controlo
interno e ações para otimização/melhoria do reporte de informação e de
execução financeira e orçamental, como seja, a implementação contínua de
funcionalidades e ferramentas no atual ERP Primavera, bem como novas
parametrizações que permitam a otimização e automatização, por exemplo,
dos reportes a efetuar;
• Implementação da solução de faturação eletrónica, e do registo
contabilístico automático das faturas no estado de conferência;
• Desenvolvimento de funcionalidade que permita o controlo orçamental por
projeto;
• Sistematização da informação para melhor interação com os stakeholders
(DGO, INE, Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente, Secretaria de
Estado da Energia, Tribunal de Contas, IGCP, E.P.E., Inspeção-Geral de
Finanças, entre outros), no que diz respeito aos momentos de reporte e
outras solicitações;
• Elaboração e divulgação de um novo regulamento de fundo de maneio;
• Melhoria no controlo mensal das contas correntes de clientes e fornecedores
com o objetivo de redução do prazo médio de pagamento a fornecedores;
• Elaboração dos instrumentos de gestão da ADENE, na sua componente
financeira e orçamental, tais como PAO, Relatórios de Execução Trimestral
e RAC;
• Articulação com o Revisor Oficial de Contas no âmbito da auditoria às contas
e noutras matérias de carácter contabilístico.
8.5.4 QUALIDADE DA GESTÃO E DOS PROCESSOS
A ADENE desenvolverá as suas atividades num quadro de melhoria contínua da
qualidade da gestão e dos processos, em benefício da eficiência e da redução de
custos administrativos, facilitando a tomada de decisão. Este desígnio será
alicerçado em sistemas de gestão e tratamento de dados melhorados, num
processo de adaptação contínua ao contexto estatutário e legislativo e da adoção
de instrumentos e modelos de gestão orientados para a qualidade e a excelência.
Nesta mesma linha, será igualmente promovida a melhoria contínua na gestão do
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