Page 90 - Plano de Atividades e Orçamento (PAO) 2025
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8.5.3          MELHORIA CONTÍNUA DO SISTEMA
                              ORÇAMENTAL E DE REPORTE

               Numa  lógica  de  melhoria  contínua  do  sistema  orçamental  e  de  reporte,
               prevêem-se as seguintes atividades:

                   •  Prossecução  das  atividades  relacionadas  com  tesouraria,  contabilidade,
                       orçamento, controlo de gestão, faturação e reporte;
                   •  Acompanhamento e reporte mensal da execução financeira e orçamental
                       de  toda  a  atividade  da  ADENE,  e  apoio  ao  desenvolvimento  de  uma
                       dashboard em power BI para partilha de informação de âmbito orçamental,
                       financeiro e contabilistico, em articulação com as diversas áreas;
                   •  Acompanhamento  da  execução  financeira  dos  projetos  e  processos,
                       incluindo  os  projetos  cofinanciados  e  respetiva  articulação  com  os
                       respetivos gestores;
                   •  Desenvolvimento e monitorização contínua de procedimentos de controlo
                       interno e ações para otimização/melhoria do reporte de informação e de
                       execução financeira e orçamental, como seja, a implementação contínua de
                       funcionalidades e ferramentas no atual ERP Primavera, bem como novas
                       parametrizações que permitam a otimização e automatização, por exemplo,
                       dos reportes a efetuar;
                   •  Implementação  da  solução  de  faturação  eletrónica,  e  do  registo
                       contabilístico automático das faturas no estado de conferência;
                   •  Desenvolvimento de funcionalidade que permita o controlo orçamental por
                       projeto;
                   •  Sistematização da informação para melhor interação com os stakeholders
                       (DGO,  INE,  Secretaria-Geral  do  Ministério  do  Ambiente,  Secretaria  de
                       Estado  da  Energia,  Tribunal  de  Contas,  IGCP,  E.P.E.,  Inspeção-Geral  de
                       Finanças, entre outros), no que diz respeito aos momentos de reporte e
                       outras solicitações;
                   •  Elaboração e divulgação de um novo regulamento de fundo de maneio;
                   •  Melhoria no controlo mensal das contas correntes de clientes e fornecedores
                       com o objetivo de redução do prazo médio de pagamento a fornecedores;
                   •  Elaboração  dos  instrumentos  de  gestão  da  ADENE,  na  sua  componente
                       financeira e orçamental, tais como PAO, Relatórios de Execução Trimestral
                       e RAC;
                   •  Articulação com o Revisor Oficial de Contas no âmbito da auditoria às contas
                       e noutras matérias de carácter contabilístico.



                      8.5.4          QUALIDADE DA GESTÃO E DOS PROCESSOS
               A ADENE desenvolverá as suas atividades num quadro de melhoria contínua da
               qualidade da gestão e dos processos, em benefício da eficiência e da redução de
               custos  administrativos,  facilitando  a  tomada  de  decisão.  Este  desígnio  será
               alicerçado  em  sistemas  de  gestão  e  tratamento  de  dados  melhorados,  num
               processo de adaptação contínua ao contexto estatutário e legislativo e da adoção
               de instrumentos e modelos de gestão orientados para a qualidade e a excelência.
               Nesta mesma linha, será igualmente promovida a melhoria contínua na gestão do




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